O Porto de Sines dispõe de uma nova lancha de pilotos para responder ao aumento do número de navios que demandam o porto alentejano.
A nova lancha, adquirida pela autoridade portuária de Sines aos estaleiros da Safehaven Marine, é especialmente apta para as condições, por vezes difíceis, do Atlântico, para mais num porto aberto como é o português.
A lancha, do modelo “Interceptor 48”, tem 14,9 m de comprimento, 4,4 m de bola, 1,3 m de calado e desloca 18,8 tons. A propulsão é assegurada motores Volvo e dois hélices de 4 pás, com uma velocidade operacional de 25 nós. A sua lotação é de seis pessoas, incluindo o piloto.
Equipada com uma vasta gama de equipamentos de comunicações e de navegação, a nova lancha dispõe ainda de equipamentos de segurança adicionais, nomeadamente para o resgate de náufragos, com destaque para a plataforma hidráulica de recolha à popa e Jason Cradle.
A nova lancha de pilotos do porto de Sines foi ontem oficialmente baptizada de “Cte. Celso Madeira”, tendo como madrinha a Delegada de Saúde de Sines e responsável pela Sanidade Marítima, Fernanda Santos (em homenagem e reconhecimento ao empenho dos profissionais de saúde no contexto pandémico).
A cerimónia teve a presença do novo secretário de Estado das Infraestruturas, Hugo Mendes, que esteve em Sines no âmbito do seu périplo pelos portos nacionais.
No reunião de trabalho com o Conselho de Administração da APS, Hugo Mendes visitou as obras de expansão do Terminal XXI, da responsabilidade da PSA Sines, e os de extensão do Molhe Leste, da responsabilidade da autoridade portuária.