Pedro do Ó Ramos, Fernanda Nunes e Jaime Puna são os novos membros do conselho de administração da APS, que gere os portos de Sines e do Algarve, apurou o TRANSPORTES & NEGÓCIOS.
A nomeação de Pedro do Ó Ramos para a presidência do porto de Sines já tinha sido avançada pelos media. O escolhido de Miguel Pinto Luz para suceder a José Luís Cacho na liderança do maior porto nacional, é licenciado em Direito, foi deputado do PSD em várias legislaturas, com presença nas comissões parlamentares de Agricultura e Pescas e da Agricultura e do Mar, e chegou a ser secretário de Estado do Mar no segundo Governo de Pedro Passos Coelho, que não durou sequer um mês.
Fernanda Nunes chega à administração da APS proveniente do sector privado. Actualmente integrava os quadros da Jomatir, depois de passagens por outras empresas de referência no sector, casos do Grupo ETE e da Medway. Com formação em Direito, é pós-graduada em Logística e mestre em Ciências Empresariais pelo Politécnico de Setúbal.
Jaime Puna é licenciado em Engenharia Química pelo ISEL, mestre em Ordenamento do Território e Planeamento Ambiental pela Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa, e doutorado em Engenharia Química pelo Instituto Superior Técnico da Universidade de Lisboa.
Foi no sábado passado que se ficou a saber da substituição do anterior elenco do conselho de administração da APS, depois de a decisão ter sido comunicada, por telefone, na sexta-feira, a José Luís Cacho, presidente do porto alentejano nos últimos oito anos.
A nomeação dos novos administradores aconteceu na segunda-feira, véspera da discussão da moção de confiança no Parlamento, que ditou a queda do Executivo de Luís Montenegro.
Na calha estaria a substituição de outras administrações portuárias, um processo que agora não se sabe se irá avante.