O porto de Tibar, a oeste de Díli, capital de Timor-Leste, deverá estar operacional dentro de um ano. A construção está concluída em cerca de 50%.
Até agora, o governo timorense desembolsou um total de 64,7 milhões de dólares (58 milhões de euros) para a Timor Port, empresa concessionária do porto de Tibar, que arrancou em Agosto de 2019 e está a ser desenvolvido como uma parceria público-privada, de acordo com um comunicado do Ministério das Finanças.
“Quanto estiver concluída a construção, o porto será uma estrutura moderna que facilitará o movimento de importação e exportação, reduzir atrasos e custos de transação, incluindo o tempo de saída de contentores, ajudando a facilitar a actividade comercial das empresas”, acrescentou.
Ao longo das obras e até Fevereiro, a empresa China Harbour, subcontratada pela companhia Timor Port para a construção, já subcontratou componentes da obra no valor total 20,4 milhões de dólares (16,7 milhões de euros), a 61 empresas, das quais 39 locais e 21 internacionais criadas em Timor-Leste.
Estas empreitadas permitiram contratar um total de 375 trabalhadores timorenses. Globalmente, mais de 1134 trabalhadores participaram até agora na construção, dos quais 691 trabalhadores timorenses.
Até ao momento, as entidades de fiscalização do projecto não detetaram ainda qualquer caso de poluição ambiental ou de lixo perigoso, de acordo com os relatórios de monitorização.
Localizado a cerca de dez quilómetros a oeste de Díli, na baía de Tibar, o projecto contou com a participação da International Finance Corporation (IFC), do grupo do Banco Mundial.
A primeira fase do projecto (construção, equipamento e operação do porto) está avaliada em 278,3 milhões de dólares (238 milhões de euros), com o governo timorense a financiar com 129,45 milhões de dólares (110,7 milhões de euros) e o parceiro privado os restantes 148,85 milhões (127,3 milhões de euros).
Na segunda fase, já de exploração, a Bolloré prevê investir cerca de 211,7 milhões de dólares (181,1 milhões de euros), em grande parte provenientes das receitas da actividade portuária.