Domingo, Fevereiro 28, 2021
  • Login
Transportes & Negócios
Advertisement
  • T&N
  • NOTÍCIAS
    • Todos
    • Aéreo
    • Cruzeiros
    • Economia e Mercados
    • Ferroviário
    • Infra-estruturas
    • Iniciativas
    • Inovação
    • Marítimo
    • Mobilidade
    • Pessoas
    • Rodoviário
    • Shortsea
    • Veículos Comerciais
    Yilport investe 122 milhões em Alcântara

    AGEPOR aplaude avanços em Alcântara

    Granéis mantêm Leixões no vermelho no final de Maio

    Ferro de Moncorvo a caminho de Leixões

    PRF cria posto móvel de abastecimento de GNL

    PRF cria posto móvel de abastecimento de GNL

    MSC e Medway ligam Sevilha a Sines

    Medway com break-even ou até lucros em 2020

  • Opinião
    Pedro Galveia

    Oceano nada Pacífico – contentores voadores

    2021 e o Desafio do Espaço Ferroviário Único Europeu – back on track

    2021 e o Desafio do Espaço Ferroviário Único Europeu – back on track

    Transtejo – A gestão do desprezo

    O Mercado é uma coisa maravilhosa!

    ESPECIAL ELEIÇÕES: O que espera da próxima Legislatura?

    A Comissão Europeia e a questão da bitola ferroviária

    O que é um Porto?

    Atitude proativa ambiental dos portos

    O regime excepcional dos slots

    As consequências do Brexit para o transporte aéreo de passageiros

  • INICIATIVAS
    • PORTO MARITIME WEEK
    • PRÉMIOS DE CARGA
    • SEMINÁRIO T&N TRANSPORTE RODOVIÁRIO
    • SEMINÁRIO T&N TRANSPORTE AÉREO
    • SEMINÁRIO T&N TRANSPORTE FERROVIÁRIO
  • NEWSLETTER
  • PORTUGAL LOGISTICS
  • ASSINAR T&N
  • CONTACTOS
Sem resultados
Ver todos os resultados
  • T&N
  • NOTÍCIAS
    • Todos
    • Aéreo
    • Cruzeiros
    • Economia e Mercados
    • Ferroviário
    • Infra-estruturas
    • Iniciativas
    • Inovação
    • Marítimo
    • Mobilidade
    • Pessoas
    • Rodoviário
    • Shortsea
    • Veículos Comerciais
    Yilport investe 122 milhões em Alcântara

    AGEPOR aplaude avanços em Alcântara

    Granéis mantêm Leixões no vermelho no final de Maio

    Ferro de Moncorvo a caminho de Leixões

    PRF cria posto móvel de abastecimento de GNL

    PRF cria posto móvel de abastecimento de GNL

    MSC e Medway ligam Sevilha a Sines

    Medway com break-even ou até lucros em 2020

  • Opinião
    Pedro Galveia

    Oceano nada Pacífico – contentores voadores

    2021 e o Desafio do Espaço Ferroviário Único Europeu – back on track

    2021 e o Desafio do Espaço Ferroviário Único Europeu – back on track

    Transtejo – A gestão do desprezo

    O Mercado é uma coisa maravilhosa!

    ESPECIAL ELEIÇÕES: O que espera da próxima Legislatura?

    A Comissão Europeia e a questão da bitola ferroviária

    O que é um Porto?

    Atitude proativa ambiental dos portos

    O regime excepcional dos slots

    As consequências do Brexit para o transporte aéreo de passageiros

  • INICIATIVAS
    • PORTO MARITIME WEEK
    • PRÉMIOS DE CARGA
    • SEMINÁRIO T&N TRANSPORTE RODOVIÁRIO
    • SEMINÁRIO T&N TRANSPORTE AÉREO
    • SEMINÁRIO T&N TRANSPORTE FERROVIÁRIO
  • NEWSLETTER
  • PORTUGAL LOGISTICS
  • ASSINAR T&N
  • CONTACTOS
Sem resultados
Ver todos os resultados
Transportes & Negócios
Sem resultados
Ver todos os resultados

Porto de Tibar (Timor-Leste): à terceira será de vez?

por T&N
17/07/2019
em Marítimo
0
Partilhar no FacebookPartilhar no TwitterPartilhar no LinkedinPartilhar no Whatsapp
À terceira será de vez? A chinesa China Harbour Engineering Co Ltd iniciou a construção do porto de Tibar, em Timor-Leste, para o grupo francês Bolloré.

 

 

A construção do novo porto de Tibar, que servirá a capital Díli, já teve duas “falsas partidas”. O primeiro lançamento da primeira pedra ocorreu em Junho de 2017, com uma cerimónia liderada pelo então ministro do Planeamento e Investimento Estratégico, Xanana Gusmão, e responsáveis do consórcio liderado pelo grupo francês Bolloré.

Questões relacionadas quer com o financiamento, quer com a subcontratação das obras acabaram por afectar o início do projecto. Uma segunda cerimónia de lançamento da primeira pedra ocorreu a 30 de Agosto de 2018. Sem sucesso.

Desta vez, à terceira, parece ir ser de vez. E, por isso, apesar de se ter iniciado apenas a recolha de materiais de construção numa pedreira, as primeiras explosões foram acompanhadas pelos ministros timorenses dos Transportes e Comunicações, José Agostinho da Silva, da Agricultura e Pescas, Joaquim José Gusmão dos Reis Martins, e da Defesa, Filomeno da Paixão de Jesus, assim como pelo embaixador da China em Díli, Xiao Jianguo.

Localizado a cerca de 10 quilómetros a oeste de Díli, na baía de Tibar, o projecto conta com a participação da Corporação Financeira Internacional, do grupo Banco Mundial.

A primeira fase do projecto (construção, equipamento e operação do porto) está avaliada em 278,3 milhões de dólares, com o governo timorense a financiar 129,45 milhões de dólares e o parceiro privado os restantes 148,85 milhões.

Na segunda fase, já de exploração, o grupo Bolloré, que subcontratou a empresa chinesa para as obras de construção, prevê vir a investir cerca de 211,7 milhões de dólares.

Tags: BolloréPorto de Tibarportos e terminaisTimor-Leste

Notícias Relacionadas

Comércio mundial sofre queda sem precedentes
Marítimo

Xangai reforça liderança nos contentores

22 de Fevereiro, 2021
MSC investe em Valência para operar navios de 19 000 TEU
Marítimo

Concessionários espanhóis querem fundos da UE

11 de Fevereiro, 2021
O que é um Porto?
Opinião

Atitude proativa ambiental dos portos

9 de Fevereiro, 2021
A seguir
MAN TGE chega às 20 mil unidades

MAN TGE chega às 20 mil unidades

Deixe uma resposta Cancelar resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

 

       

+ Recentes

Yilport investe 122 milhões em Alcântara

AGEPOR aplaude avanços em Alcântara

26 de Fevereiro, 2021
Granéis mantêm Leixões no vermelho no final de Maio

Ferro de Moncorvo a caminho de Leixões

26 de Fevereiro, 2021
PRF cria posto móvel de abastecimento de GNL

PRF cria posto móvel de abastecimento de GNL

26 de Fevereiro, 2021
MSC e Medway ligam Sevilha a Sines

Medway com break-even ou até lucros em 2020

26 de Fevereiro, 2021
Transportes & Negócios

Apartado 30
4585-592 Recarei
fernando.goncalves@transportesenegocios.pt

+ SECÇÕES

Logística
Infra-Estruturas
Shortsea
Combinado

SOBRE

Quem somos
Contactos
Estatuto Editorial
Ficha Técnica
Política de Privacidade
Termos e Condições

© 2020 Transportes & Negócios - Todos os direitos reservados

Sem resultados
Ver todos os resultados
  • T&N
  • NOTÍCIAS
  • Opinião
  • INICIATIVAS
    • PORTO MARITIME WEEK
    • PRÉMIOS DE CARGA
    • SEMINÁRIO T&N TRANSPORTE RODOVIÁRIO
    • SEMINÁRIO T&N TRANSPORTE AÉREO
    • SEMINÁRIO T&N TRANSPORTE FERROVIÁRIO
  • NEWSLETTER
  • PORTUGAL LOGISTICS
  • ASSINAR T&N
  • CONTACTOS

© 2020 Transportes & Negócios | Todos os direitos reservados

Bem vindo de volta!

Login na sua conta abaixo

Esqueceu a Password?

Criar nova conta!

Preencha os formulários abaixo para se cadastrar

Todos os campos são obrigatórios. Log In

Recupere a sua senha

Por favor introduza o seu nome de usuário ou endereço de email para redefinir a sua senha.

Log In

Adicionar Nova Playlist