O concurso internacional para a concessão dos terminais do porto do Lobito (Angola) deverá ser lançado ainda este mês.
A informação foi adiantada pelo presidente da Empresa Portuária do Lobito, durante uma visita do embaixador de França em Luanda, que ali se deslocou para conhecer e divulgar junto dos empresários gauleses as condições do segundo porto angolano.
O governo angolano quer implementar no Lobito o modelo de governação de landlord port, com a empresa portuária pública a abandonar as operações e a concessioná-las aos privados.
O porto do Lobito possui, entre outros, um terminal de contentores com 414 metros de cais, fundos de -14,7 metros e capacidade de 250 mil TEU/ano; um terminal de carga geral com cerca de mil metros de cais, fundos de -8 e -12 metros e 15 800 metros quadrados de terraplenos; e um terminal de minério com 310 metros de cais e capacidade para 3,6 milhões de toneladas/ano.
Conjugado com o Caminho de Ferro de Benguela, o porto do Lobito é ponto de passagem para os minérios e petróleo da R.D. Congo para Dar es Salaam (Tanzânia), Beira (Moçambique) e Durban (África do Sul).