O Terminal Intermodal de Campanhã (TIC), no Porto, foi hoje inaugurado. Tem capacidade para receber até mil serviços/dia e processar 43 milhões de passageiros/ano.
Localizado paredes meias com a estação ferroviária homónima, o Terminal Intermodal de Campanhã faz jus à sua ambição, permitindo a conexão entre os serviços da CP, do Metro do Porto, da STCP e dos operadores privados de serviços interurbanos.
Mas não só. O complexo, implantado numa área total de 50 mil metros quadrados, disponibiliza ainda 230 ligares de estacionamento para carros e 100 ligares de estacionamento para bicicletas.
A criação do TIC era uma promessa do Estado de quase duas décadas, mas o processo só arrancou em 2015, com o acordo entre o Governo e a edilidade. As obras iniciaram-se em Setembro de 2019 e acabaram por sofrer atrasos por causa da pandemia.
O investimento superou os 13 milhões de euros. Mas além do TIC propriamente dito permitiu criar no local uma área ajardinada de 4,6 hectares.
Em complemento ao Terminal Intermodal de Campanhã, também os demais terminais inseridos na cidade (Camélias, Bom Sucesso, Asprela) foram ou estão a ser requalificados, para “libertar o espaço público da cidade para usufruto e serviço urbano”, nas palavras do presidente da Câmara do Porto.
Também no mesmo sentido, foram alteradas as origens e términos das linhas de serviço público de transporte rodoviário de passageiros intermunicipal e inter-regional, redistribuindo-os por diferentes terminais