O anúncio do concurso para a concepção do terminal intermodal de Campanhã, no Porto, foi hoje publicado em Diário da República. Anunciado há mais de uma década, o terminal poderá ficar operacional em 2019.
Inicia-se assim mais uma etapa da concretização do chamado Acordo do Porto, celebrado no ano passado entre a autarquia da Invicta e o Governo, para a concretização do terminal intermodal que há-de criar um novo pólo de desenvolvimento na zona oriental do Porto,
A ideia é construir na envolvente da estação ferroviária de Campanhã (terminus da Linha do Norte) e da adjacente estação do Metro do Porto um terminal rodoviário que junte os autocarros, o transporte individual e as novas formas de mobilidade sustentável (como as bicicletas). O terminal terá acesso à VCI, que circunda a cidade e dá acesso à rede de auto-estradas que ligam ao Norte, Sul e Interior.
Como se impõe, para além das zonas de embarque/desembarque de passageiros e de estacionamento dos veículos privados,o terminal será dotado de todas as valências exigíveis – e expectáveis – numa infra-estrutura moderna do tipo.
De acordo com o programa-base apresentado ainda no ano passada pela edilidade liderada por Rui Moreira, a construção do terminal implicará um investimento na casa dos 6,8 milhões de euros, a serem suportadas pela Câmara do Porto mas, espera-se, com uma forte comparticipação do FEDER na casa dos 5,7 milhões de euros.
Na mesma altura, foi adiantado um prazo de construção de 26 meses, o que atirará a conclusão da obra algures para 2019.
Finalmente, 6 anos depois desta notícia, vai ser inaugurada esta obra de enorme importância para melhorar as condições de vida diárias de milhares de habitantes do Porto, muitos Parabéns ao presidente Rui Moreira !