O terminal ferroviário do porto seco madrileno de Coslada deverá movimentar este ano mais de 105 mil TEU, antecipa a Conte Rail, que explora a infra-estrutura.
Caso seja atingida aquela meta, o volume de actividade crescerá cerca de 3% face aos 102 mil TEU processados no ano passado.
Com o layout actual, o terminal ferroviário de Coslada, nas proximidades de Madrid, tem capacidade para movimentar cerca de 115 mil TEU/ano e operar uns dois mil comboios.
O terminal dispõe de duas linhas para recepção/expedição de comboios de 475 metros de comprimento e quatro feixes para carga e descarga de composições de até 450 metros. Além disso, a infra-estrutura compreende uma área de depósito de contentores vazios, com uma capacidade máxima de 2 200 TEU, e de 700 metros quadrados de armazéns com temperatura controlada.
Desde o ano passado, o terminal da Conte Rail opera dois comboios diários de 700 metros que ligam o porto de Valência à capital espanhola. Um facto inédito entre os terminais privados do país vizinho.
As ligações aos principais portos espanhóis, e também portugueses, são consideradas umas das principais mais-valias da oferta do terminal da Coslada.