Os portos asiáticos ocupam as seis primeiras posições do Liner Shipping Connectivity Index (LSCI) elaborado pela UNCTAD. Xangai lidera.
O porto de Xangai repete a primeira posição no LSCI da UNCTAD referente ao segundo trimestre do ano corrente. Completam o pódio os portos de Singapura e de Ningbo.
Roterdão, na sétima posição, é o primeiro porto europeu. Jebel Ali lidera na região do Médio Oriente, no 13.º lugar. Tanger Med é o melhor africano, no lugar. Entre os 30 primeiros não figura qualquer porto das Américas.
Espanha é o país europeu mais representado no “top 30”, com os seus três principais portos: Valência é 21.ª, Algeciras 23.º e Barcelona 24.º.
A representação europeia integra ainda Hamburgo 24.º), Bremerhaven (27.º) e Pireu (29.º).
O LSCI é realizado pela UNCTAD desde 2006. A conectividade dos portos é avaliada com diferentes parâmetros, como sejam, o número de companhias de contentores que operam regularmente no porto, o número de serviços regulares disponíveis, o número de navios envolvidos no serviços directos de/para o porto, a capacidade média dos navios que operam no porto, medida em TEU, o tamanho máximo dos navios que escalam o porto, o número de portos com ligações directas.