O movimento de mercadorias nos portos nacionais cresceu 19,3% em Outubro. E com isso, a maioria ascendeu à tona da água em termos acumulados. Só Leixões e Lisboa permanecem no vermelho.
Em Outubro, os portos nacionais movimentaram 7,6 milhões de toneladas, elevando o total dos primeiros dez meses de 2024 para 76,8 milhões de toneladas, num crescimento homólogo de 9,3%.
No year-to-date, o porto de Sines continua a marcar o ritmo de crescimento, com um ganho homólogo de 19% para 43,3 milhões de toneladas (56,4% do total). Mas já não está sozinho. Setúbal cresce 4,1% para 5,6 milhões de toneladas, Aveiro 1,4% para 4,7 milhões de toneladas, Figueira da Foz 1,5% para 1,7 milhões de toneladas, e até Viana do Castelo recuperou e sobe 3,9% para 266 mil toneladas.
Contra a corrente mantêm-se Leixões e Lisboa. O porto nortenho recua 3,7% e queda-se nos 11,9 milhões de toneladas, enquanto o porto da capital cede 2,1% para 9,4 milhões de toneladas.
Na sua análise, a Autoridade da Mobilidade e dos Transportes (AMT) destaca:
“O acréscimo de movimentação dos Produtos Petrolíferos (+3,8 milhões de toneladas; +53%), da Carga Contentorizada (+2,8 milhões de toneladas; +16,4%) e do Petróleo Bruto (+630 mil toneladas; +7,7%) no porto de Sines, da Carga Contentorizada (+559 mil toneladas; +15,5%) em Lisboa e dos Outros Granéis Sólidos (+333 mil toneladas; +21,3%) em Setúbal; e
“As reduções dos Outros Granéis Sólidos (-432 mil toneladas; -29,7%), dos Outros Granéis Líquidos (-247 mil toneladas; -46,2%) e dos Produtos Agrícolas (-208 mil toneladas; -7,1%) no porto de Lisboa, a par do Gás Liquefeito (-332 mil toneladas; -9,4%) em Sines”.
Leixões volta a crescer nos contentores
Nos contentores, o saldo dos primeiros dez meses do ano é de um crescimento de 10,2% para 2,8 milhões de TEU. Em Outubro contaram-se 282 mil, num crescimento homólogo de 17%.
Sines continua a marcar o ritmo, com um crescimento de 15,4% (218 mil TEU) para um total de 1,6 milhões de TEU e uma quota de mercado de 59,1%.
Mas com a ajuda dos números de Outubro Leixões voltou a crescer (ainda que apenas 0,5%), com um acumulado de 593 mil TEU, e Lisboa subiu 11,2% para 382 mil TEU.
Ao invés, Setúbal ficou-se nos 130 mil TEU (menos 0,5%), Figueira da Foz nos 15 mil (menos 2%) e Aveiro (que já não tem serviço regular há vários meses) nos 12 mil (menos 17,4%).
O tráfego de transhipment cresceu 15,4% para 1,3 milhões de TEU, enquanto os movimentos com o hinterland avançaram 5,8% para 1,4 milhões de TEU.
Infelizmente os portos, Leixões e Lisboa, estão no VERMELHO, economicamente falando o que é Normal, dado que a Yilport nem sequer ainda começou construção novo terminal contentores no porto de Leixões. São 30 anos a perder face a Vigo o que prejudica imenso o NORTE exportador, Yilport quando “acordas” para concorrer contra Vigo ?