Estreitar as relações dos portos da Madeira e das Canárias com os vizinhos da costa ocidental africana é o objectivo do programa de cooperação transnacional MAC 2009-2013 Gesport.

No limite, o programa Gesport propõe-se potenciar o papel das regiões ultra-periféricas europeias como plataformas atlânticas para o tráfego de mercadorias e para a prestação de serviços portuários.

Para isso aposta no intercâmbio de informação, e de formação, com os portos da costa ocidental africana, ao nível dos recursos humanos, segurança e meio ambiente, modernização das infra-estruturas portuárias e promoção comercial. Condição essencial do Gesport é que todas as acções desenvolvidas terão de obter resultados concretos, traduzidos em realizações igualmente concretas.

No caso dos Portos da Madeira, é particularmente relevante a experiência da autoridade portuária nos domínios dos negócios internacionais e da criação, gestão e melhoria das infra-estruturas portuárias.

Para além dos Portos da Madeira participam no Gesport a Autoridade Portuária de Santa Cruz de Tenerife, eleita pelos seus pares para liderar a iniciativa, as autoridades portuárias da Gâmbia e Cabo Verde e os portos autónomos de Dakar, Nouakchott e Noah Dhibou.

Comments are closed.