As administrações portuárias de Aveiro e Figueira da Foz acabam de lançar o concurso público para a realização dos Planos Directores dos dois portos para o horizonte 2040.
Em comunicado, as administrações dos portos de Aveiro e Figueira da Foz dizem que o objectivo é disporem “de um instrumento de gestão atualizado, face aos novos desafios de mercado, às necessidades das empresas que servem e às prioridades da política nacional e europeia definidas para o setor dos transportes e logística, mormente a descarbonização, o reforço da digitalização das suas actividades e a aposta na intermodalidade”.
A elaboração dos planos directores permitirá, acrescenta-se, “avaliar a actual posição competitiva dos portos de Aveiro e da Figueira da Foz; desenvolver um plano de ordenamento da área de jurisdição destes portos; definir a estratégia de desenvolvimento dos mesmos e a sua articulação com as regiões envolventes; e, ainda, densificar o plano de implementação da estratégia definida para o horizonte 2035 dos portos de Aveiro e da Figueira da Foz e definição das ações estratégicas pós 2035 a realizar por ambos os portos.
O concurso para a “Aquisição de Serviços Especializados de Consultoria para a Elaboração dos Planos Directores 2040 do Porto de Aveiro e do Porto da Figueira da Foz” foi lançado ontem. O custo previsto é de 150 mil euros. 30 de Setembro é o prazo limite fixado para a entrega das propostas.