A Gare Marítima de Alcântara será o palco do 6.º Congresso dos Portos de Língua Portuguesa, nos próximos dias 5 e 6 de Dezembro, anunciou a APLOP.
Depois do Rio de Janeiro, Mindelo, Luanda e Maputo, é a vez da capital portuguesa receber responsáveis dos portos de Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, S. Tomé e Príncipe e, claro, Portugal.
Ao longo dos quase dois dias de trabalhos, cinco painéis tratarão outros tantos temas transversais à maioria dos portos de língua portuguesa: os grandes projectos de investimento, o mercado do turismo de cruzeiros, a logística alimentar, a formação e as tecnologias de informação e a cooperação e investimento.
Entre os oradores contar-se-ão Wagner Biasoli, director executivo da Libra Terminais, Adalmir de Souza, da Companhia das Docas do Rio de Janeiro, Paulo André, da Companhia das Docas do Estado do Ceará, Franklim Spencer, da Enapor – Cabo Verde, e Rogério Menescal, sub-secretário de Planeamento da Secretaria de Portos do Brasil.
A sessão de abertura será presidida pelo ministro da Economia, Álvaro Santos Pereira.
A APLOP foi fundada em Maio de 2011. Actualmente é presidida por José Luís Cacho, enquanto presidente da Associação dos Portos de Portugal.