Os portos de Lisboa e Setúbal processaram 17,8 milhões de toneladas em 2024, num crescimento homólogo de 3,7%. O movimento de contentores cresceu 7% para 616 618 TEU.
Apesar de terem uma administração comum vai para uma década, nunca os portos de Lisboa e Setúbal apresentaram conjuntamente os resultados da sua actividade. Até agora. Num comunicado inédito, os portos da capital e da foz do Sado deram conta dos grandes números de 2024 e sublinharam o papel estratégico na Área Metropolitana de Lisboa.
Vamos por partes. Pelo porto de Lisboa passaram, no ano passado, 11,3 milhões de toneladas de mercadorias, num crescimento homólogo de 3,6%, alavancado pelo ganho de 9,8% na movimentação de contentores, num total de 460 746 TEU. “A recuperação de linhas de contentores e a introdução de novas rotas comerciais, ligando Lisboa a mercados estratégicos como o continente americano, foram factores decisivos para este desempenho”, justifica o comunicado.
No porto de Setúbal contaram-se 6,5 milhões de toneladas (mais 3,7% em termos homólogos) e 155 872 TEU (menos 0,8%). Logo, o porto sadino “continua a desempenhar um papel fundamental nas exportações portuguesas, contribuindo de forma significativa para a balança comercial do país”, sublinha a nota das administrações portuárias.
Em síntese, “os portos de Lisboa e Setúbal registaram resultados positivos em 2024, consolidando a sua importância estratégica e afirmando-se como o maior ecossistema portuário a servir a Área Metropolitana de Lisboa”, destaca o comunicado.
Por outras palavras, “os portos de Lisboa e Setúbal desempenham um papel central no apoio às cadeias logísticas nacionais e internacionais, servindo a Área Metropolitana de Lisboa e o seu hinterland, e garantindo uma conexão estratégica com mercados globais. Os resultados alcançados são o reflexo do trabalho desenvolvido por cada um dos portos no sentido de se consolidarem como motores de desenvolvimento económico e social do País”, comentou o presidente da APL e da APSS.
“Existe um compromisso de continuar a investir na modernização das infra-estruturas, na diversificação de rotas e no reforço da eficiência operacional. Estas iniciativas são essenciais para manter a competitividade dos dois portos e tornar Lisboa e Setúbal numa referência global no sector marítimo”, rematou Carlos Correia.
Coincidência ou não, o comunicado conjunto surge numa altura em que se aguardam decisões do Governo sobre os planos estratégicos dos portos e os elencos das administrações portuárias. E também num momento em que se renovam cenários de complementaridade entre Lisboa e Setúbal, com a possibilidade de algumas das cargas que agora são movimentadas na margem norte do Tejo passarem a sê-lo na margem sul do Sado.