Os portos de Le Havre, Paris e Rouen são agora o Porto HAROPA, em resultado da fusão das três administrações portuárias.
Desde 2012 que os três portos gauleses estão juntos num Agrupamento de Interesse Económico (AIE), mas agora decidiram dar o passo no sentido da integração e avançar com a fusão.
O Porto HAROPA será o maior porto francês e o quinto maior no Norte da Europa. Os seus responsáveis apostam em reconquistas quota de mercado, contando desde logo com a extensa frente marítima e com a via navegável do Sena, que dá acesso directo a cerca de 25 milhões de habitantes.
Mas não só. O Porto HAROPA poderá contar também com 1,45 mil milhões de euros do Estado francês para financiar projectos de crescimento e de inovação.
Recorde-se que já este ano os portos de Antuérpia e Zeebrugge anunciaram a sua fusão, com isso criando um porto capaz de concorrer com Roterdão pela liderança europeia.
Com este Primeiro Ministro e este Ministro dos Transportes será impossível porque não têm inteligência para perceber as vantagens da fusão, por exemplo dos portos de Sines com Setúbal e Lisboa a SUL e a NORTE de todos restantes portos, mas para quem entende de transportes marítimos peço que faça LOBY porque Portugal já leva 20 anos com crescimento do PIB de 0% e as acessibilidades Marítimas são tão importantes como as restantes : aéreas (nem conseguem construir o Novo Aeroporto de Lisboa) e terrestres (ferroviárias e rodoviárias) , vergonha