Os portos dos Açores deverão receber em 2015 mais de 140 escalas de cruzeiros, o que será um recorde e representará entre 105 a 110 mil turistas.

“Todos os meses haverá escalas de cruzeiros”, o que “nunca aconteceu”, vincou o presidente do Azores Cruise Club, António Silva, em declarações à “Lusa”.

Já este ano, os portos de Ponta Delgada, Angra do Heroísmo e Horta deverão receber cerca de 100 escalas, sensivelmente o mesmo número de 2013, acrescentou.

O dirigente do “Azores Cruise Club” (que reúne cerca de 200 membros) referiu que o mês de Setembro marca o arranque da temporada de Inverno no que diz respeito à escala de navios de cruzeiro em algumas ilhas dos Açores, e que até final do ano estão previstas 21 escalas em Ponta Delgada, nove em Angra do Heroísmo e seis na Horta.

Os números a que o “Azores Cruise Club” tem acesso têm por base dados dos operadores de cruzeiros, bem como das agências de viagens que operam neste segmento e agentes locais.

Em média, um turista gasta cerca de 70 euros em cada porto que escala, disse António Silva, com base em diversos estudos, não possuindo, no entanto, dados concretos sobre o caso dos Açores.

António Silva explicou que as escalas nos Açores prendem-se com o porto final de destino dos barcos de cruzeiro, designadamente o Norte da Europa, uma vez que a rota é mais curta do que a opção madeirense, poupando-se assim combustível.

“Mas também temos de reconhecer que a beleza das nossas ilhas já começa a ser um cartaz turístico bastante convidativo para a realização dessas mesmas escalas”, acentuou.

Os operadores que escalam portos dos Açores com maior regularidade, em particular nos meses de Abril, Maio e Setembro, são a “Holland America Line”, a “Princess”, a “Royal Caribbean” e a “P&O Cruises”.

Tags:

Os comentários estão encerrados.