Só os contentores impediram os portos espanhóis de superarem, no final de Abril, o volume recorde dos primeiros quatro meses de 2019, segundo a Puertos del Estado.
Face a 2021, o movimento de mercadorias nos portos espanhóis cresceu 5,4% nos quatro primeiros meses do ano, com um total de 180,3 milhões de toneladas, ou mais 9,2 milhões de toneladas.
Os maiores ganhos verificaram-se na movimentação de granéis líquidos, que atingiram um máximo de 60,1 milhões de toneladas, a crescer 12,9% em termos homólogos. Certamente não por acaso, a movimentação de gás natural disparou 73,8%.
Os granéis sólidos cresceram 12,5% e atingiram os 30,3 milhões de toneladas, e a carga geral convencional avançou 9,7% até aos 27,2 milhões de toneladas.
Faltou o contributo da carga contentorizada, que recuou 5,2%, ou 3,5 milhões de toneladas, quedando-se nos 62,8 milhões de toneladas. Sobretudo por causa da quebra na movimentação de contentores em trânsito, justifica a Puertos del Estado.
Entre os principais portos do país vizinho, Algeciras movimentou 33,4 milhões de toneladas (+2,6%) e Barcelona 23,3 milhões (+8,7%). Valência destoou com uma quebra homóloga de 3,4% para 26,9 milhões de toneladas.
Na movimentação de contentores, todos os maiores portos do país vizinho fecharam o quadrimestre no vermelho: Valência com 1,7 milhões de TEU (-7.9%), Algeciras com 1,5 milhões (-0,3%), Barcelona com 1,2 milhões (-3,8%) e Las Palmas com 367,5 mil (-8,2%).
No total, os portos espanhóis contaram 5 665 881 TEU nos primeiros quatro meses do ano.