Ao cabo de dez meses, os portos espanhóis parecem embalados para um novo máximo de mercadorias movimentadas.
No final de Outubro, os portos espanhóis acumulavam um ganho homólogo de 17,7 milhões de toneladas e um total de 459,9 milhões de toneladas.
Apenas a carga contentorizada, logo a de maior expressão, contrariava a tendência de crescimento, com uma perda homóloga de 5,4% para 159,9 milhões de toneladas. A movimentação de contentores, medida em TEU, totalizava 159,9 milhões, 3,3% abaixo do realizado no período homólogo de 2021.
A suportar o crescimento global estavam, então, sobretudo os granéis. Os líquidos subiam 7,1% para 151,4 milhões de toneladas, e os sólidos 10,5% para 78,3 milhões de toneladas.
A carga geral fraccionada também contribuía com 5,6 milhões de toneladas para o crescimento geral, com um total de 70,3 milhões de toneladas (mais 8,7%).
Entre os principais portos, Algeciras crescia 1,9% até aos 84,5 milhões de toneladas, Valência recuava 4,4% para 67,9 milhões e Barcelona tinha o melhor comportamento, com um ganho de 7,4% e um acumulado de 58 milhões de toneladas.
O porto da cidade condal destacava-se também na movimentação de contentores, com um ganho homólogo de 4% e um total de 32,3 milhões de TEU. Enquanto isso, Algeciras perdia 4,2% paa 47,4 milhões de TEU e Valência era o mais castigado, a cair 9,8% para 48,5 milhões de TEU.