Depois de terem fechado o primeiro semestre a crescer 4,5%, os portos espanhóis chegaram ao final de Julho com uma subida acumulada de 5,2%.
No balanço dos primeiros sete meses do ano, os portos espanhóis somam 304,6 milhões de toneladas, contra 289,8 milhões de toneladas há um ano, de acordo com a Puertos del Estado.
Os portos de Valência e de Barcelona marcam o ritmo, com avanços de 11%, para 49,3 milhões de toneladas, e de 16,3% para 37,7 milhões de toneladas, respectivamente. Mais mpressionantes, ainda que a outra escala, são ainda os ganhos acumulados dos portos de Tarragona (+21%, para 17 milhões de toneladas)(, Almeria (+43,7%, 3 milhões) ou Málaga (+45,4%, 2 milhões).
Ao invés, Algeciras, o maior porto da Península Ibérica, recua 3,3% até aos 58,1 milhões de toneladas. Note-se que a comparação é feita com 2020, muito afectado pela pandemia.
A carga contentorizada reforçou a liderança entre os tipos de mercadorias movimentadas, com um ganho homólogo de 7,7% e um total de 116,2 milhões de toneladas. Os granéis líquidos subiram 12,4% até aos 47,6 milhões de toneladas, e os sólidos 12,4% até aos 47,6 milhões. A carga geral fraccionada progrediu 14,1% e tocou os 45,1 milhões de toneladas.
Nos contentores, medidos em TEU, Valência continuou a ganhar quota de mercado, com um crescimento de praticamente 10% e um total de 3,287 milhões de TEU. Barcelona deu um salto de 30,4% e chegou aos 2,089 milhões de TEU. Algeciras, que já foi líder no mercado, recuou 6,7% e quedou-se nos 2,756 milhões de TEU. Las Palmas, quarto no ranking espanhol, cresceu 25,9% e atingiu os 680 mil TEU.
Entre Janeiro e Julho, os portos do país vizinho processaram 10,268 milhões de TEU, com um avanço homólogo de 9,6%.