Os portos espanhóis perderam 16,7 milhões de toneladas (-3,6%) nos primeiros dez meses do ano, comparativamente ao mesmo período de 2022, divulgou a holding Puertos del Estado.
A carga contentorizada é. de longe, a principal responsável pelo resultado negativo dos portos espanhóis, ainda que praticamente todos os tipos de mercadorias acumulem perdas. Mas as cargas os contentores são as que mais perdem, em termos relativos (-7%) e em valores absolutos (-11,2 milhões de toneladas).
O movimento de contentores caiu 6,7% em termos homólogos, para 13,6 milhões de TEU, com o tráfego de transhipment a ser o mais castigado.
A movimentação de granéis líquidos, por seu turno, recuou 3,2% para 146,3 milhões de toneladas, e os granéis sólidos cederam 1,1% para 76,7 milhões de toneladas.
Em alta ligeira apenas esteve a carga geral fraccionada, com um avanço de 1,1% para 70,7 milhões de toneladas.
Contas feitas, nos primeiros dez meses do ano os portos do país vizinho movimentaram 442,7 milhões de toneladas, volume que compara com os 459,4 milhões de há um ano.
Entre os principais portos, Barcelona é o mais castigado, com um recuo homólogo de 10,2% para 52,1 milhões de toneladas, enquanto Valência perde 5,6% para 64,1 milhões de toneladas, e Algeciras 3,8% para 81,1 milhões de toneladas.