Os portos espanhóis movimentaram 486,8 milhões de toneladas nos primeiros 11 meses do ano, mais 24,3 milhões de toneladas, ou 5,3% que no período homólogo de 2020.
Só em Novembro, os portos espanhóis contaram 44,6 milhões de toneladas, valor que supera os 42,8 milhões de há um ano, de acordo com os dados divulgados pela holding Puertos del Estado.
Entre os diversos tipos de carga, a carga geral convencional foi a que mais acresceu no acumulado de 2021: 14,9%, ou 9,2 milhões de toneladas, para um total de 71,1 milhões de toneladas. Seguiram-se os granéis sólidos, com um ganho de 6,7 milhões de toneladas, ou 9,4%.
A carga contentorizada somou 181,8 milhões de toneladas (+3%, +5,4 milhões de toneladas) e os granéis líquidos atingiram os 156,3 milhões de toneladas (+2%, +3,1 milhões de toneladas).
Entre os principais portos, Barcelona teve o melhor comportamento, com um ganho homólogo de 13,4% e um acumulado de 59,5 milhões de toneladas. Valência, com um ganho de 6,2% para 77,9 milhões de toneladas, aproximou-se um pouco mais do líder Algeciras, que perdeu 4% para 91 milhões de toneladas.
Málaga destacou-se como o porto que mais cresceu, com um salto de 61,7% para 4,1milhões de toneladas.
Na carga contentorizada, o movimento de contentores totalizou 16,2 milhões de TEU (+6,1% em termos homólogos), dos quais 8,6 milhões corresponderam a movimentos de transhipment.
Também aqui Barcelona se destacou, a crescer 21,5% para 3,2 milhões de TEU. Valência somou 5,2 milhões de TEU (+4,5%) e Algeciras 4,4 milhões (-6,6%). Las Palmas avançou 14% e superou a fasquia do milhão de TEU.