Os portos espanhóis movimentaram menos 605 mil TEU, em termos homólogos, nos primeiros cinco meses do ano, de acordo com os dados estatísticos da Puertos del Estado.
Entre Janeiro e Maio, os portos espanhóis movimentaram 222,4 milhões de toneladas, menos 7,9%, ou menos 3,5 milhões de toneladas que no mesmo período de 2022.
Só em Maios, os portos do país vizinho perderam cinco milhões de toneladas.
A principal explicação para esta quebra nos movimentos reside na mercadora contentorizada, que baixou 8,9% até ao final de Maio, para um total de 73,5 milhões de toneladas. (E com isso perdeu o estatuto de agregado mais importante, que passou para os granéis líquidos).
O movimento de contentores caiu 8,3%, ou menos 605 mil TEU, para a casa dos 6,7 milhões de TEU. Sobretudo à conta da quebra do transhipment, onde as perdas superam os 400 mil TEU.
Valência está a ser o porto mais castigado em 2023, com uma quebra de perto de 300 mil TEU (menos 10,6%) para um total de 1,97 milhões. Barcelona, por sua vez, perde cerca de 200 mil TEU (menos 12,6%), para 1,32 milhões. Só Algeciras resistir, a ceder 1,1% (cerca de 20 mil TEU), com um total acumulado de 1,93 milhões de TEU.
Olhando para os demais tipos de cargas, os granéis líquidos acumulam 74,5 milhões de toneladas, numa perda de 2,1% explicada sobretudo pela paragem técnica de algumas refinarias no país vizinho. Os granéis sólidos fazem 38,8 milhões de toneladas, e a carga geral fraccionada 35,6 milhões, em ambos os casos com uma subida homóloga de 1%.
Em termos globais, o porto de Algeciras movimentou 40,9 milhões de toneladas nos primeiros cinco meses do ano (menos 3,5%), enquanto Valência ficou nos 31,9 milhões (menos 8%) e Barcelona nos 26,2 milhões (menos 10,8%).