Quarta-feira, Março 29, 2023
  • Login
Transportes & Negócios

  • T&N
  • NOTÍCIAS
    • MARÍTIMO
    • AÉREO
    • FERROVIÁRIO
    • RODOVIÁRIO
  • OPINIÃO
    Terminais de contentores: a sua importância, tendências atuais e necessidades futuras

    Terminais de contentores: a sua importância, tendências atuais e necessidades futuras

    Os portos portugueses – uma década perdida

    Os Portos num contexto de desenvolvimento

    Discutir o NAL não pode ser discutir a TAP

    Mais um ano de “taxa de carbono” , e a indústria à espera de retorno

    Contos impopulares [i]

    Transtejo – Renovar a frota com um falso projeto de investimento

    O oásis Total

    O mundo novo imprevisível que já chegou

    SST do condutor

    SST do condutor

  • ENTREVISTAS
    Entrevista de José Carlos Barbosa (CP)

    Entrevista de José Carlos Barbosa (CP)

    Entrevista a Diogo Marecos (Yilport)

    Entrevista a Diogo Marecos (Yilport)

    Entrevista a Jaime Vieira dos Santos (CP Leixões)

    Entrevista a Jaime Vieira dos Santos (CP Leixões)

    Entrevista a Joaquim Guerra, Presidente da Plataforma Ferroviária Portuguesa

    Entrevista a Joaquim Guerra (Plataforma Ferroviária Portuguesa)

  • INICIATIVAS
    • WEBINARS T&N
    • SEMINÁRIOS T&N
      • PORTO MARITIME WEEK
      • SEMINÁRIO T&N TRANSPORTE RODOVIÁRIO
      • SEMINÁRIO T&N TRANSPORTE FERROVIÁRIO
      • SEMINÁRIO T&N TRANSPORTE AÉREO
    • PRÉMIOS DE CARGA
  • NEWSLETTER
  • PORTUGAL LOGISTICS
  • ASSINAR T&N
Sem resultados
Ver todos os resultados
  • T&N
  • NOTÍCIAS
    • MARÍTIMO
    • AÉREO
    • FERROVIÁRIO
    • RODOVIÁRIO
  • OPINIÃO
    Terminais de contentores: a sua importância, tendências atuais e necessidades futuras

    Terminais de contentores: a sua importância, tendências atuais e necessidades futuras

    Os portos portugueses – uma década perdida

    Os Portos num contexto de desenvolvimento

    Discutir o NAL não pode ser discutir a TAP

    Mais um ano de “taxa de carbono” , e a indústria à espera de retorno

    Contos impopulares [i]

    Transtejo – Renovar a frota com um falso projeto de investimento

    O oásis Total

    O mundo novo imprevisível que já chegou

    SST do condutor

    SST do condutor

  • ENTREVISTAS
    Entrevista de José Carlos Barbosa (CP)

    Entrevista de José Carlos Barbosa (CP)

    Entrevista a Diogo Marecos (Yilport)

    Entrevista a Diogo Marecos (Yilport)

    Entrevista a Jaime Vieira dos Santos (CP Leixões)

    Entrevista a Jaime Vieira dos Santos (CP Leixões)

    Entrevista a Joaquim Guerra, Presidente da Plataforma Ferroviária Portuguesa

    Entrevista a Joaquim Guerra (Plataforma Ferroviária Portuguesa)

  • INICIATIVAS
    • WEBINARS T&N
    • SEMINÁRIOS T&N
      • PORTO MARITIME WEEK
      • SEMINÁRIO T&N TRANSPORTE RODOVIÁRIO
      • SEMINÁRIO T&N TRANSPORTE FERROVIÁRIO
      • SEMINÁRIO T&N TRANSPORTE AÉREO
    • PRÉMIOS DE CARGA
  • NEWSLETTER
  • PORTUGAL LOGISTICS
  • ASSINAR T&N
Sem resultados
Ver todos os resultados
Transportes & Negócios
Sem resultados
Ver todos os resultados

Portos espanhóis perderam 46 M de toneladas

por T&N
27/01/2021
em Marítimo
0
Partilhar no FacebookPartilhar no TwitterPartilhar no LinkedinPartilhar no Whatsapp

Os portos espanhóis movimentaram no ano passado menos 4,5% de mercadorias que em 2019, ficando-se pelos 505,7 milhões de toneladas, revelam os números da Puertos del Estado.

A maior quebra de volumes verificou-se na movimentação dos granéis líquidos, em que os portos espanhóis acumularam 167,1 milhões de toneladas, menos 20 milhões, ou 10,7% que o que conseguiram no ano anterior.

Significativas foram também as perdas registadas nos granéis sólidos e na carga geral fraccionada, em ambos os casos na ordem dos dígitos. Os granéis sólidos recuaram 13,8 milhões de toneladas, ou 15,2%, para 77 milhões de toneladas, e a carga geral convencional baixou 11 milhões de toneladas, ou 14%, até aos 67,7 milhões.

A carga contentorizada evitou males maiores, ao ceder apenas 0,7% e fixando-se nos 193,9 milhões de toneladas (menos 1,4 milhões em termos absolutos).

Entre os principais portos, avultam as perdas de Barcelona, de 11,4%, para 58,5 milhões de toneladas. Algeciras manteve a liderança destacada do ranking, com 103,6 milhões de toneladas, a ceder 1,2%, e Valência o segundo lugar, com 80,3 milhões, a deslizar 0,5%.

Entre os muito poucos portos que conseguiram crescer em 2020, merece destaque, com um avanço de 4,1% até aos 4,3 milhões de toneladas.

Valência perde liderança no Mediterrâneo

Os portos espanhóis movimentaram, em  2020, 16,75 milhões de TEU, menos 4,3% que no exercício anterior.

Também aqui, Barcelona destacou-se pela negativa. com um recuo homólogo de 11% e um acumulado de 2,96 milhões de TEU.

Valência registou 5,4 milhões de TEU movimentados, menos 0,5% do que em 2019. O suficiente para manter o primeiro lugar no ranking espanhol, mas não para continuar primeiro no Mediterrâneo, ultrapassado que foi por Tanger Med, com 5,7 milhões de TEU (a crescer 18%).

Algeciras contou 5,1 milhões de TEU, com um recuo de 0,4% face a 2019.

Notícias Relacionadas

TCE critica investimentos portuários da União Europeia
Marítimo

Portos espanhóis investirão 1,5 mil milhões este ano

14/03/2023
TCE critica investimentos portuários da União Europeia
Marítimo

Portos espanhóis começaram o ano em perda

28/02/2023
Porto de Valência investe 50 milhões na ferrovia para Saragoça
Marítimo

Portos espanhóis à beira do recorde de 2019

31/01/2023
A seguir
Hapag-Lloyd compra 11 mil contentores refrigerados

Hapag-Lloyd confirma aumento dos lucros

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

+ Recentes

AENA ganha aeroporto de Congonhas

Espanhola Aena gere o aeroporto de Congonhas

29/03/2023
ONE multiplica lucros no primeiro trimestre

ONE garante 28,7% da Seaspan

29/03/2023
Flixbus reforça presença no mercado nacional

Flixbus aumenta oferta em 43% na Páscoa

29/03/2023
Terminais de contentores: a sua importância, tendências atuais e necessidades futuras

Terminais de contentores: a sua importância, tendências atuais e necessidades futuras

29/03/2023
Transportes & Negócios

Apartado 30
4585-592 Recarei
fernando.goncalves@transportesenegocios.pt

+ SECÇÕES

Combinado
Economia e Mercados
Formação
Imobiliário
Infra-Estruturas
Logística

 

Mobilidade
Pessoas
Press Releases
Tecnologia
Transportes
Shortsea
Veículos Comerciais

           SOBRE

 Quem somos
 Contactos
 Estatuto Editorial
 Ficha Técnica
 Publicidade
 Política de Privacidade
 Termos e Condições

© 2020 Transportes & Negócios - Todos os direitos reservados

Sem resultados
Ver todos os resultados
  • T&N
  • NOTÍCIAS
    • MARÍTIMO
    • AÉREO
    • FERROVIÁRIO
    • RODOVIÁRIO
  • OPINIÃO
  • ENTREVISTAS
  • INICIATIVAS
    • WEBINARS T&N
    • SEMINÁRIOS T&N
      • PORTO MARITIME WEEK
      • SEMINÁRIO T&N TRANSPORTE RODOVIÁRIO
      • SEMINÁRIO T&N TRANSPORTE FERROVIÁRIO
      • SEMINÁRIO T&N TRANSPORTE AÉREO
    • PRÉMIOS DE CARGA
  • NEWSLETTER
  • PORTUGAL LOGISTICS
  • ASSINAR T&N

© 2021 Transportes & Negócios | Todos os direitos reservados

Bem vindo de volta!

Login na sua conta abaixo

Esqueceu a Password?

Recupere a sua senha

Por favor introduza o seu nome de usuário ou endereço de email para redefinir a sua senha.

Log In

Adicionar Nova Playlist