Os portos espanhóis movimentaram 223,9 milhões de toneladas nos primeiros cinco meses de 2025, menos 6,3 milhões de toneladas, ou menos 2,7% que no mesmo período de 2024, divulgou a Puertos del Estado.
A quebra da actividade nos portos espanhóis notou-se em praticamente em todos os principais agregados de carga. A excepção foi a carga geral convencional que avançou 2,6% até aos 37,5 milhões de toneladas.
Em termos percentuais, o maior recuo (-4,6%) foi experimentado nos granéis sólidos (33,4 milhões de toneladas processadas nos primeiros cinco meses do ano). A carga contentorizada e os granéis líquidos recuaram ambos 4,4%, para 79,3 milhões e 73,7 milhões de toneladas, respectivamente.
Entre os principais portos, Algeciras perdeu 5% das cargas e ficou-se pelos 40 milhões de toneladas. Valência cedeu apenas 0,5% até aos 33,8 milhões e Barcelona recuou 1,9% para 28,1 milhões de toneladas. Em contraste, o porto de Las Palmas cresceu 13,8% até aos 13,3 milhões de toneladas.
Entre Janeiro e Maio, os portos do país vizinho movimentaram 7,57 milhões de TEU, o que representou um aumento homólogo de 0,2%. Contudo, o transhipment recuou 4,2%, para 3,9 milhões de TEU (em Barcelona a quebra chegou aos 18,9%).
Valência consolidou a liderança no mercado de contentores, com um ganho homólogo de 4,7% para 2,3 milhões de TEU, afastando-se de Algeciras, que perdeu 6,3% para 1,9 milhões de TEU, e de Barcelona, que também recuou 6,3% para 1,5 milhões de TEU.
“Com os dados de Maio, confirma-se a tendência de queda do tráfego portuário em 2025, efeito da instabilidade no comércio mundial derivada da situação geopolítica e económica”, resume o comunicado da Puertos del Estado.