O movimento de contentores nos 15 maiores portos europeus cresceu 5,7% no primeiro semestre. Porto do Pireu avançou 23,8%!

Movimento de contentores cresceu 5,7% no primeiro semestre

As contas são de Theo Notteboom, da PortEconomics. O crescimento médio ponderado de 5,7% (4,5% em média não ponderado) na movimentação de contentores supera os resultados de 4,2%, 4,6%, 2,1% e -1,6% registados nos períodos homólogos dos quatro anos anteriores.

Os primeiros três portos – Roterdão, Antuérpia e Hamburgo – cresceram ainda acima da média do top 15, em parte devido ao forte impulso verificado em Hamburgo, à custa de Bremerhaven e também já boleia do arranque das dragagens no rio Elba, refere Theo Notteboom.

O porto do Pireu é o campeão do primeiro semestre, com um crescimento homólogo de mais de 23%. A manter isto ritmo, avisa o analista, o porto grego explorado pela Cosco poderá muito bem chegar ao final do ano com cerca de seis milhões de TEU movimentados. E a ser assim ascenderá ao quarto lugar, do ranking, superando Bremerhaven e Valência.

Os portos espanhóis merecem também uma referência especial de Theo Notteboom, com Valência a crescer 8,7%, Algeciras 8,2% e Barcelona 5,2%.

A contrastar com a tendência geral positiva, Bremerhaven recuou 5,7% (perdeu serviços deepsea para Hamburgo), Génova cedeu 1,7% e Southampton afundou 9,5% e deverá sair do ranking no final do ano.

This article has 1 comment

  1. Por culpa exclusiva da MINISTRA DO MAR ANA PAULA VITORINO, Portugal deixou de ter Sines no top 15 e teve crescimentos vergonhosos face à concorrência dos 4 portos do Mediterrâneo, Tanger, Algeciras e Barcelona, pior que ela apenas o Mário Centeno que registou crescimento económico nos últimos 4 anos nos últimos lugares da UE !