A partir de 1 de Janeiro, portos do Norte da Europa concederão descontos nas taxas de portuárias aos navios com menores emissões poluentes.

Os principais portos envolvidos são Le Havre, Bremen, Hamburgo, Antuérpia, Amesterdão e Roterdão. A análise da performance de cada navio será feita com base no Environmental Ship Índex (ESI), que permite calcular a performance ambiental de cada navio comparativamente com os valores-padrão fixados pelo Organização Marítima Internacional (IMO) para cada tipo de navio.

Em causa estão as emissões de dióxido de carbono e de óxidos de nitrogénio e de enxofre. A emissão de óxido de nitrogénio depende fundamentalmente da performance dos motores, ao passo que as emissões de óxido de enxofre derivam da qualidade (teor de enxofre) do combustível utilizado.

Os navios participantes receberão um certificado com a sua performance ambiental. Mas além disso poderão beneficiar de descontos, a serem fixados por cada porto.

A aplicação do ESI iniciar-se-á a 1 de Janeiro de 2011, nos portos de Roterdão e Amesterdão, e também nos portos de Moerdijk e de Dordrecht.

Os comentários estão encerrados.