Os portos da Galiza vão solicitar o co-financiamento de 33,9 milhões de euros do CEF para projectos orçados num total de 277 milhões de euros.

O projecto que receberá o maior apoio (caso seja aprovada a candidatura a enviar amanhã para Bruxelas) será a ligação ferroviária ao porto exterior de Ferrol. Dos 166 milhões de euros em que a obra está orçada, a autoritária portuária pretende que 16 milhões cheguem daquele fundo comunitário.

Entre os restantes projectos portuários galegos que o governo espanhol candidatará ao CEF, avultam os relativos ao porto da Corunha: construção da ligação ferroviária ao porto e desenvolvimento da rede ferroviária interior, melhoria da operacionalidade no cais do porto exterior, dragagem do canal de navegação no porto exterior e melhoria do molhe de protecção para a operação de granéis líquidos perigosos no porto exterior.

O porto de Vigo, por seu turno, candidatará a nova rampa ro-ro destinada a servir a Auto-estrada do mar Vigo-Nantes.

A Galiza pretende candidatar ao CEF investimentos no montante global de 600 milhões de euros, esperando receber apoios de 104 milhões de euros.

 

Os comentários estão encerrados.