Os portos nacionais registaram no ano passado recordes de passageiros e de escalas de navios de cruzeiro, anuncia a Associação dos Portos de Portugal (APP). Este ano deverá ser ainda melhor.

Leixões - Aidamar

Em 2015, passaram pelos portos portugueses 1 328 320 passageiros de cruzeiro, o maior número de sempre. Um crescimento de 15% face a0 anterior máximo, atingido em 2014 com 1 153 417 turistas.

Funchal foi o porto com mais passageiros – 578 492 -, seguido de perto por Lisboa, com 512 128. Por Leixões passaram 78 499 cruzeiristas. Mas para o total nacional contribuíram também Viana do Castelo, Figueira da Foz, Cascais, Portimão, Porto Santo e Açores.

Também no que toca ao número de escalas de navios de cruzeiro 2015 foi um ano recorde para os portos nacionais. Contabilizaram-se 893, superando o máximo de 807 de 2014. De novo, o Funchal liderou, com 308 navios. Registe-se, ainda, o facto de serem cada vez mais as companhias a escalarem os portos nacionais, e bem assim os navios que visitam o País nas suas viagens inaugurais.

Setúbal estreia-se na Seatrade

Para 2016, as previsões apontam para novos recordes. E aguarda-se o arranque da operação regular de cruzeiros no porto de Setúbal, que depois de alguns testes está a trabalhar na preparação da oferta portuária e turística para muito em breve receber os primeiros navios.

Setúbal é, de resto, a novidade na presença portuguesa na Seatrade Cruise Global, a maior feira mundial de cruzeiros,que hoje termina em Fort Lauderdale, Florida, EUA.

No stand português, com uma área de 56 m2, é apresentada a oferta d0s portos dos Açores, de Leixões, de Lisboa, da Madeira, de Portimão e de Setúbal.

Participam na Seatrade cerca de 800 expositores de 93 países. A organização prevê a afluência de cerca de 11 mil visitantes profissionais de todo o mundo.

Tags:

Comments are closed.