Segunda-feira, Março 1, 2021
  • Login
Transportes & Negócios
Advertisement
  • T&N
  • NOTÍCIAS
    • Todos
    • Aéreo
    • Cruzeiros
    • Economia e Mercados
    • Ferroviário
    • Infra-estruturas
    • Iniciativas
    • Inovação
    • Marítimo
    • Mobilidade
    • Pessoas
    • Rodoviário
    • Shortsea
    • Veículos Comerciais
    Yilport investe 122 milhões em Alcântara

    AGEPOR aplaude avanços em Alcântara

    Granéis mantêm Leixões no vermelho no final de Maio

    Ferro de Moncorvo a caminho de Leixões

    PRF cria posto móvel de abastecimento de GNL

    PRF cria posto móvel de abastecimento de GNL

    MSC e Medway ligam Sevilha a Sines

    Medway com break-even ou até lucros em 2020

  • Opinião
    Pedro Galveia

    Oceano nada Pacífico – contentores voadores

    2021 e o Desafio do Espaço Ferroviário Único Europeu – back on track

    2021 e o Desafio do Espaço Ferroviário Único Europeu – back on track

    Transtejo – A gestão do desprezo

    O Mercado é uma coisa maravilhosa!

    ESPECIAL ELEIÇÕES: O que espera da próxima Legislatura?

    A Comissão Europeia e a questão da bitola ferroviária

    O que é um Porto?

    Atitude proativa ambiental dos portos

    O regime excepcional dos slots

    As consequências do Brexit para o transporte aéreo de passageiros

  • INICIATIVAS
    • PORTO MARITIME WEEK
    • PRÉMIOS DE CARGA
    • SEMINÁRIO T&N TRANSPORTE RODOVIÁRIO
    • SEMINÁRIO T&N TRANSPORTE AÉREO
    • SEMINÁRIO T&N TRANSPORTE FERROVIÁRIO
  • NEWSLETTER
  • PORTUGAL LOGISTICS
  • ASSINAR T&N
  • CONTACTOS
Sem resultados
Ver todos os resultados
  • T&N
  • NOTÍCIAS
    • Todos
    • Aéreo
    • Cruzeiros
    • Economia e Mercados
    • Ferroviário
    • Infra-estruturas
    • Iniciativas
    • Inovação
    • Marítimo
    • Mobilidade
    • Pessoas
    • Rodoviário
    • Shortsea
    • Veículos Comerciais
    Yilport investe 122 milhões em Alcântara

    AGEPOR aplaude avanços em Alcântara

    Granéis mantêm Leixões no vermelho no final de Maio

    Ferro de Moncorvo a caminho de Leixões

    PRF cria posto móvel de abastecimento de GNL

    PRF cria posto móvel de abastecimento de GNL

    MSC e Medway ligam Sevilha a Sines

    Medway com break-even ou até lucros em 2020

  • Opinião
    Pedro Galveia

    Oceano nada Pacífico – contentores voadores

    2021 e o Desafio do Espaço Ferroviário Único Europeu – back on track

    2021 e o Desafio do Espaço Ferroviário Único Europeu – back on track

    Transtejo – A gestão do desprezo

    O Mercado é uma coisa maravilhosa!

    ESPECIAL ELEIÇÕES: O que espera da próxima Legislatura?

    A Comissão Europeia e a questão da bitola ferroviária

    O que é um Porto?

    Atitude proativa ambiental dos portos

    O regime excepcional dos slots

    As consequências do Brexit para o transporte aéreo de passageiros

  • INICIATIVAS
    • PORTO MARITIME WEEK
    • PRÉMIOS DE CARGA
    • SEMINÁRIO T&N TRANSPORTE RODOVIÁRIO
    • SEMINÁRIO T&N TRANSPORTE AÉREO
    • SEMINÁRIO T&N TRANSPORTE FERROVIÁRIO
  • NEWSLETTER
  • PORTUGAL LOGISTICS
  • ASSINAR T&N
  • CONTACTOS
Sem resultados
Ver todos os resultados
Transportes & Negócios
Sem resultados
Ver todos os resultados

Portos nacionais perderam mil escalas

por T&N
11/02/2021
em Destaque, Marítimo
1
Partilhar no FacebookPartilhar no TwitterPartilhar no LinkedinPartilhar no Whatsapp

No ano passado, os portos nacionais registaram menos 1 023 escalas de navios que em 2019. Só Lisboa perdeu 801!

De acordo com os dados coligidos pela AGEPOR, a que o TRANSPORTES & NEGÓCIOS teve acesso, em 2020 contaram-se 7 994 escalas, de todos os tipos de navios, nos portos do continente, longe das 9 017 registadas no ano anterior e ainda abaixo das 8 829 verificadas em 2018.

Entre as quebras generalizadas (só Setúbal, Viana e Figueira contaram um aumento de movimentos), avulta o caso de Lisboa. O porto da capital recebeu 1 422 navios, menos 801 que em 2019, o que representa uma quebra homóloga de 36%. O resultado negativo é, claro, empolado pelo peso que o sector dos cruzeiros tem em Lisboa (e os cruzeiros pararam logo em Março), mas descontando as 332 escalas de navios de passageiros verificadas em 2019, ainda se verificaria uma quebra de cerca de 370..

Em termos gerais,  a pandemia é, desde logo, uma explicação para a quebra de actividade. Ao que se pode somar alguma redução do número de viagens pela utilização de navios maiores. Mas, particularmente no caso de Lisboa a principal causa da quebra de movimentos é a persistente instabilidade laboral, que tem afugentado os operadores e desviado as cargas para outras paragens.

Em 2020, Leixões manteve a condição de porto mais movimentado, com um total de 2 385 escalas, menos 73, ou -3% que em 2019. No porto nortenho, os cruzeiros representaram, em 2019, 101 escalas.

Em Sines estiveram no ano passado 1 787 navios (ultrapassou Lisboa), com um recuo homólogo de 6%, ou 115 navios.

Em baixa esteve também Aveiro, com uma quebra de 12,4% escalas, para um total de 712.

Como se disse, Setúbal, Viana e Figueira da Foz conseguiram fechar o ano transacto com um crscimento de escalas. Destacou-se o porto da foz do Sado, com mais 92 escalas (+9,9%), que o levaram a ultrapassar a fasquia dos mil movimentos.

Por Viana do Castelo passaram 201 navios (+3,6%) e pela Figueira da Foz 461 (0,9%). Portimão ficou a zeros.

Tags: escalasPorto de LeixõesPorto de LisboaPorto de SetúbalPorto de Sinesportos nacionais

Notícias Relacionadas

Yilport investe 122 milhões em Alcântara
Marítimo

AGEPOR aplaude avanços em Alcântara

26 de Fevereiro, 2021
Granéis mantêm Leixões no vermelho no final de Maio
Marítimo

Ferro de Moncorvo a caminho de Leixões

26 de Fevereiro, 2021
ESPO distingue qualidade ambiental do Porto de Setúbal
Destaque

Leixões e Setúbal recordistas nos contentores

24 de Fevereiro, 2021
A seguir
PSA de Mangualde ganha novo modelo a partir de 2018

Menos 14% de comerciais em Janeiro

Comentários 1

  1. luís pereira says:
    2 semanas atrás

    A pandemia não é a única razão para os portos nacionais perderem1000 linhas de navegação mas SIM a falta competitividade dos portos nas obras de Dragagem e expansão dos equipamentos mais modernos. A AR tb é principal obstáculo, acaba de interromper o investimentos do porto de Leixões na sua expansão, uma Vergonha !

Deixe uma resposta Cancelar resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

 

       

+ Recentes

Yilport investe 122 milhões em Alcântara

AGEPOR aplaude avanços em Alcântara

26 de Fevereiro, 2021
Granéis mantêm Leixões no vermelho no final de Maio

Ferro de Moncorvo a caminho de Leixões

26 de Fevereiro, 2021
PRF cria posto móvel de abastecimento de GNL

PRF cria posto móvel de abastecimento de GNL

26 de Fevereiro, 2021
MSC e Medway ligam Sevilha a Sines

Medway com break-even ou até lucros em 2020

26 de Fevereiro, 2021
Transportes & Negócios

Apartado 30
4585-592 Recarei
fernando.goncalves@transportesenegocios.pt

+ SECÇÕES

Logística
Infra-Estruturas
Shortsea
Combinado

SOBRE

Quem somos
Contactos
Estatuto Editorial
Ficha Técnica
Política de Privacidade
Termos e Condições

© 2020 Transportes & Negócios - Todos os direitos reservados

Sem resultados
Ver todos os resultados
  • T&N
  • NOTÍCIAS
  • Opinião
  • INICIATIVAS
    • PORTO MARITIME WEEK
    • PRÉMIOS DE CARGA
    • SEMINÁRIO T&N TRANSPORTE RODOVIÁRIO
    • SEMINÁRIO T&N TRANSPORTE AÉREO
    • SEMINÁRIO T&N TRANSPORTE FERROVIÁRIO
  • NEWSLETTER
  • PORTUGAL LOGISTICS
  • ASSINAR T&N
  • CONTACTOS

© 2020 Transportes & Negócios | Todos os direitos reservados

Bem vindo de volta!

Login na sua conta abaixo

Esqueceu a Password?

Criar nova conta!

Preencha os formulários abaixo para se cadastrar

Todos os campos são obrigatórios. Log In

Recupere a sua senha

Por favor introduza o seu nome de usuário ou endereço de email para redefinir a sua senha.

Log In

Adicionar Nova Playlist