Pela primeira vez, o movimento de contentores nos portos nacionais superou os dois milhões de TEU. Em 2013, contabilizaram-se 2 190 145, um aumento de 25,8% face a 2012.
A liderar os ganhos, e a confirmar-se como novo líder nacional neste segmento, esteve Sines. O Terminal XXI, concessionado à PSA Sines (agora uma parceria entre a PSA de Singapura e a MSC), processou 931 036 TEU, mais 68,3% que no exercício transacto e 42,5% do total nacional.
Em alta esteve também Lisboa. Com menos greves a impedir a laboração dos terminais de contentores, o porto da capital avançou 12,6% para os 547 047 TEU, recuperando das perdas sofridas em 2012 e superando mesmo o realizado em 2011.
Ao invés, em Leixões a TCL não conseguiu repetir o recorde de 2012 mas ficou lá muito perto: cedeu 1,1% para os 625 480 TEU (sendo que os 632 665 que lhe deram a primazia nacional em 2012 foram inflaccionados pelas dificuldades da capital).
A uma outra escala, Setúbal destacou-se com um crescimento homólogo de 43% para os 70 564 TEU. Ainda assim, não foi o suficiente para superar o máximo de 2011.
Nas Figueira da Foz movimentaram-se apenas 15 897 TEU (uma queda de 19,8%) e em Viana do Castelo contaram-se apenas 471 (menos 29,3%).