As autoridades portuárias de Vigo, Nantes, Le Havre e Algeciras participarão, com a Suardiaz, no capital da sociedade que explorará a Auto-estrada do Mar entre Vigo e St. Nazaire, anunciou a ministra do Fomento espanhola.
A nova sociedade deverá ser criada “nas próximas semanas”, acrescentou Ana Pastor. O arranque do serviço aguarda a aprovação por Bruxelas dos incentivos comunitários ao abrigo do programa Marco Polo. A proposta da Suardiaz terá obtido uma boa classificação, faltando agora alguns dados sobre os custos elegíveis e as previsões de tráfegos (em particular a transferência de cargas da rodovia para a via marítima) para concluir o processo. O que se espera aconteça em Março.
O co-financiamento comunitário deverá rondas os três milhões de euros, verba que acrescerá aos apoios de 30 milhões disponibilizados, em partes iguais, pelos governos de Espanha e França.
Ao que se sabe, a AEM Vigo-Nantes deverá arrancar com um navio apenas e duas ligações semanais, alavancado pelo serviço actual para a Gefco. Um segundo navio e o alargamento das escalas a Le Havre e a Algeciras ficarão para logo que o mercado o justifique.
A AEM Atlântica, inicialmente proposta pela Trasmediterránea, já leva quase cinco anos de atraso.