Quarta-feira, Maio 14, 2025
  • Login
Transportes & Negócios
  • T&N
  • NOTÍCIAS
    • MARÍTIMO
    • AÉREO
    • FERROVIÁRIO
    • RODOVIÁRIO
  • OPINIÃO
    Greves: nem ruído, nem silêncio

    Greves: nem ruído, nem silêncio

    Descomplicar Inter e Multimodalidade

    Connections, connections, Connections

    Transporte de carga vs Poluição atmosférica

    Transporte de carga vs Poluição atmosférica

    Silopor: Importância do setor de cereais e oleaginosas na economia portuguesa

    Silopor: Importância do setor de cereais e oleaginosas na economia portuguesa

    Discutir o NAL não pode ser discutir a TAP

    O fim da nação mais favorável

    Afonso de Almeida preside à APLOG

    Logística de frio

  • ENTREVISTAS
    Apoios à ferrovia devem ir além dos operadores

    Apoios à ferrovia devem ir além dos operadores

    Viana do Castelo à espera do OE para dar o “salto”

    Viana do Castelo à espera do OE para dar o “salto”

    Transitários serão empresas de alta tecnologia

    Transitários serão empresas de alta tecnologia

    Devlop prestes a fechar mais uma compra

    Experiência do NEXUS deve ter continuidade

  • INICIATIVAS
    • EDIÇÕES T&N / RISCOS
    • PORTO MARITIME WEEK 2024
    • SEMINÁRIOS T&N
      • SEMINÁRIO T&N TRANSPORTE FERROVIÁRIO
      • SEMINÁRIO T&N TRANSPORTE AÉREO
      • SEMINÁRIO T&N TRANSPORTE RODOVIÁRIO
    • PRÉMIOS DE CARGA
    • WEBINARS T&N
  • NEWSLETTER
  • PORTUGAL LOGISTICS
  • ASSINAR T&N
Sem resultados
Ver todos os resultados
  • T&N
  • NOTÍCIAS
    • MARÍTIMO
    • AÉREO
    • FERROVIÁRIO
    • RODOVIÁRIO
  • OPINIÃO
    Greves: nem ruído, nem silêncio

    Greves: nem ruído, nem silêncio

    Descomplicar Inter e Multimodalidade

    Connections, connections, Connections

    Transporte de carga vs Poluição atmosférica

    Transporte de carga vs Poluição atmosférica

    Silopor: Importância do setor de cereais e oleaginosas na economia portuguesa

    Silopor: Importância do setor de cereais e oleaginosas na economia portuguesa

    Discutir o NAL não pode ser discutir a TAP

    O fim da nação mais favorável

    Afonso de Almeida preside à APLOG

    Logística de frio

  • ENTREVISTAS
    Apoios à ferrovia devem ir além dos operadores

    Apoios à ferrovia devem ir além dos operadores

    Viana do Castelo à espera do OE para dar o “salto”

    Viana do Castelo à espera do OE para dar o “salto”

    Transitários serão empresas de alta tecnologia

    Transitários serão empresas de alta tecnologia

    Devlop prestes a fechar mais uma compra

    Experiência do NEXUS deve ter continuidade

  • INICIATIVAS
    • EDIÇÕES T&N / RISCOS
    • PORTO MARITIME WEEK 2024
    • SEMINÁRIOS T&N
      • SEMINÁRIO T&N TRANSPORTE FERROVIÁRIO
      • SEMINÁRIO T&N TRANSPORTE AÉREO
      • SEMINÁRIO T&N TRANSPORTE RODOVIÁRIO
    • PRÉMIOS DE CARGA
    • WEBINARS T&N
  • NEWSLETTER
  • PORTUGAL LOGISTICS
  • ASSINAR T&N
Sem resultados
Ver todos os resultados
Transportes & Negócios
Sem resultados
Ver todos os resultados

Portos tiveram o pior arranque da década

por T&N
05/05/2025
em Marítimo
0
Portos tiveram o pior arranque da década
Partilhar no FacebookPartilhar no TwitterPartilhar no LinkedinPartilhar no Whatsapp

Os portos nacionais movimentaram em Janeiro apenas 5,7 milhões de toneladas, numa quebra homóloga de 22,2%. Foi o valor “mais baixo dos últimos doze meses, bem como dos meses homólogos dos últimos 10 anos”.

À excepção de Viana do Castelo (cresceu 38%, tendo movimentado mais 12 mil toneladas), todos os portos registaram em Janeiro resultados homólogos negativos. Mas de novo (agora para o “mal”) foi determinante o resultado do porto de Sines, que arrancou o ano a perder 25,8% das cargas de há um ano, ou 1,1 milhões de toneladas.

Atrás de Sines, Setúbal perdeu 195 mil toneladas (-34,6%), Leixões 173 mil (-15,7%), Lisboa 152 mil (-17,2%), Aveiro 38 mil (-8,8%), Figueira da Foz sete mil (-4%).

Lertambém

Canal do Suez dá descontos aos grandes navios

Canal do Suez dá descontos aos grandes navios

13/05/2025
Marinha vai instalar-se no porto de Viana do Castelo

Marinha vai instalar-se no porto de Viana do Castelo

13/05/2025

Assim, Sines movimentou 3 milhões de toneladas, Leixões 929 mil, Lisboa 730 mil, Aveiro 392 mil, Setúbal 368 mil, Figueira da Foz 174 mil e Viana do Castelo 44 mil.

Na movimentação de contentores, a maré negra repetiu-se, com uma quebra homóloga de 20,4% para 208,6 mil TEU.

Também aí Sines foi determinante, com uma quebra de 25,3% (para 119,7 mil TEU), seguido de Lisboa (-13,8%, 29,3 mil TEU) e de Leixões (-10,1%, 46,7 mil TEU). Setúbal cedeu 6,1% para 11,3 mil TEI e a Figueira da Foz caiu 25,5% para 1,6 mil TEU.

Resumindo as “evoluções mais relevantes nos mercados portuários, considerados pelo binómio porto-tipologia de carga movimentada”, a AMT destaca:
• O acréscimo de movimentação de Produtos Agrícolas no porto de Aveiro (+72 mil toneladas; +344,3%); e
• A redução nas seguintes infraestruturas portuárias e tipos de carga:
– No porto de Sines, da Carga Contentorizada (-609 mil toneladas; -29,8%), dos Produtos Petrolíferos (-244 mil toneladas; -30,5%) e do Petróleo Bruto (-199 mil
toneladas; -21,9%);
– No porto de Lisboa, dos Produtos Agrícolas (-99 mil toneladas; -33,5%) e da Carga Contentorizada (-51 mil toneladas; -13,9%);
– No porto de Leixões, dos Outros Granéis Sólidos (-81 mil toneladas; -52,5%) e da Carga Contentorizada (-56 mil toneladas; -10,3%);
– No porto de Setúbal, dos Outros Granéis Sólidos (-71 mil toneladas; -38,7%);
– No porto de Aveiro, da Carga Fracionada (-57,2 mil toneladas; -33,2%)”.

A AMT diz que Janeiro foi o pior dos últimos dez anos, mas atalha lembrando “o significado bastante limitado do nível de movimentação de apenas um mês no início do ano, face à significativa volatilidade dos mercados portuários, sendo necessário um período temporal alargado para se poder avaliar uma eventual continuidade ou alteração da tendência regressiva observada”.

Crescimento de 9% em 2024

No ano passado, os portos nacionais movimentaram 90,8 milhões de toneladas, que representaram um ganho homólogo de 9%, divulgou, também hoje, a AMT.

Sines impôs a tendência, com um ganho de 17,6%, para 50,5 milhões de toneladas. Leixões recuou 1,9% para 14,4 milhões de toneladas e Lisboa cedeu 0,9% para 11,3 milhões de toneladas. Setúbal contou 6,6 milhões de toneladas (+3,7%), Aveiro 5,6 milhões (+0,6%), Figueira da Foz 2,1 milhões (+2,4%) e Viana d Castelo 322 mil (+5%).

A movimentação de contentores subiu 9,8% até perto dos 3,3 milhões de TEU. Sines contribuiu com 1,1 milhões (+14,7%), Leixões com 715,1 mil (+1,9%), Lisboa com 460,8 mil (+9,9%) e Setúbal com 155,8 mil (-1%). A Figueira da Foz contou 18,5 mil (+1,6%) e Aveiro 12,1 mil (-35,1%).

Notícias Relacionadas

Marinha vai instalar-se no porto de Viana do Castelo
Marítimo

Marinha vai instalar-se no porto de Viana do Castelo

13/05/2025
Concessões portuárias renderam 34 milhões
Marítimo

Concessões portuárias renderam 34 milhões

13/05/2025
Projeto Escolas levou mais de 200 alunos ao Porto de Setúbal
Press Releases

Projeto Escolas levou mais de 200 alunos ao Porto de Setúbal

13/05/2025
A seguir
T&N e IMT promovem webinar sobre o eFTI

T&N e IMT promovem webinar sobre o eFTI

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

+ Recentes

Greves: nem ruído, nem silêncio

Greves: nem ruído, nem silêncio

14/05/2025
Canal do Suez dá descontos aos grandes navios

Canal do Suez dá descontos aos grandes navios

13/05/2025
Marinha vai instalar-se no porto de Viana do Castelo

Marinha vai instalar-se no porto de Viana do Castelo

13/05/2025
Concessões portuárias renderam 34 milhões

Concessões portuárias renderam 34 milhões

13/05/2025
Transportes & Negócios

Apartado 30
4585-592 Recarei
fernando.goncalves@transportesenegocios.pt

+ SECÇÕES

Combinado
Economia e Mercados
Formação
Imobiliário
Infra-Estruturas
Logística

 

Mobilidade
Pessoas
Press Releases
Tecnologia
Transportes
Shortsea
Veículos Comerciais

           SOBRE

 Quem somos
 Contactos
 Estatuto Editorial
 Ficha Técnica
 Publicidade
 Política de Privacidade
 Termos e Condições

© 2020 Transportes & Negócios - Todos os direitos reservados

Bem vindo de volta!

Login na sua conta abaixo

Esqueceu a Password?

Recupere a sua senha

Por favor introduza o seu nome de usuário ou endereço de email para redefinir a sua senha.

Log In

Adicionar Nova Playlist

Sem resultados
Ver todos os resultados
  • T&N
  • NOTÍCIAS
    • MARÍTIMO
    • AÉREO
    • FERROVIÁRIO
    • RODOVIÁRIO
  • OPINIÃO
  • ENTREVISTAS
  • INICIATIVAS
    • EDIÇÕES T&N / RISCOS
    • PORTO MARITIME WEEK 2024
    • SEMINÁRIOS T&N
      • SEMINÁRIO T&N TRANSPORTE FERROVIÁRIO
      • SEMINÁRIO T&N TRANSPORTE AÉREO
      • SEMINÁRIO T&N TRANSPORTE RODOVIÁRIO
    • PRÉMIOS DE CARGA
    • WEBINARS T&N
  • NEWSLETTER
  • PORTUGAL LOGISTICS
  • ASSINAR T&N

© 2021 Transportes & Negócios | Todos os direitos reservados