A Ports America, o maior operador portuário dos EUA, estará à procura de um comprador, avança a “Bloomberg”. A Yilport será um dos interessados.

Yilport - Yildirim Group

A Highstar Capital, capital de risco que detém a Ports America, terá contratado o RBC Capital Markets para encontrar um comprador disposto a pagar cerca de mil milhões de dólares pela operadora portuária.

Responsáveis da Highstar e da Ports America escusaram-se a comentar os rumores. Mas o facto é que já em Abril passado o presidente e CEO do Grupo Yildirim, que controla a Yilport, avançou à “Bloomberg”  a intenção de vender 20-30% da holding portuária para financiar a expansão, e a Ports America surgiu como um alvo apetecível.

A Ports America é o maior operador portuário do EUA, com presença em 42 portos. No segmento dos contentores opera 36 terminais em 24 portos, movimentando cerca de 12 milhões de TEU/ano.

Em Abril, o líder do Grupo Yildirim falou num potencial encaixe de 500 a mil milhões de dólares, mediante a venda a “sleeping partners”, fundos de infra-estruturas, fundos soberanos ou fundos de pensões de até um terço da Yilport Holing.

Depois de, com a compra da Tertir, ter entrado no top 20 mundial dos operadores de terminais de contentores, o grupo turco mantém a ambição de chegar rapidamente ao top 10, e para isso a Ports America poderá ser um bom “atalho”.

 

 

 

Comments are closed.