A Portsines, concessionária do Terminal Multiusos de Sines, realizou um carregamento recorde de minério de ferro, numa operação que confirma o seu potencial como hub para este tipo de cargas.
A operação em causa consistiu no embarque de 75 mil toneladas de minério de ferro, concluído no passado domingo (17) e realizado com recurso a uma única grua, mas com uma produtividade média de 860 toneladas/hora.
Note-se que o minério de ferro chegou a Sines proveniente da América do Norte, tendo sido concentrado no terminal da Portsines para posterior embarque, que foi o que agora se concretizou. O porto de destino da carga é Amesterdão, nos Países Baixos, apurou o TRANSPORTES & NEGÓCIOS.
A administração do porto de Sines e a Portsines têm vindo a promover o Terminal Multiusos nos mercados da América Latina e América do Sul, divulgando as suas potencialidades para actuar como hub para a movimentação de diferentes tipos de carga, nomeadamente para a entrada na Europa.
O Terminal Multiusos de Sines dispõe de duas frentes de cais, com 645 metros no exterior e 296 metros no interior, além de um cais dedicado para granéis sólidos e uma rampa Ro-Ro, com fundos até -18 metros, o que permite a escala de navios de até 190 000 toneladas DWT. Dispõe ainda de áreas para a instalação de armazéns ou silos e de ligação por comboio à rede ferroviária nacional, bem como à ZILS – Zona Industrial e Logística de Sines.
A Portsines (Grupo ETE) detém a concessão do terminal, na sequência do concurso lançado pela APS em 2021.