A Portico, operador do terminal de águas profundas do porto de Portsmouth, revelou planos para uma nova rota de contentores entre aquela cidade e Antuérpia.

“Estamos a trabalhar com o porto de Antuérpia para estabelecer um novo serviço, pois eles pretendem expandir a sua rede de transporte shortsea de contentores com origem no Reino Unido. Prevemos que seja um serviço de semanal. Queremos começar com uma pequena embarcação feeder, que poderá aumentar de dimensão à medida que a procura aumentar”, afirmou, citado pelo “Lloyd’s Loading List”, o director comercial da concessionária de Portsmouth, Ben Harraway. O tempo de trânsito estimado entre os dois portos é de 14 a 16 horas.

O mesmo responsável defendeu que um serviço Portsmouth-Antuérpia evitará “as já congestionadas rotas existentes e complementará a extensa lista actual de serviços ro-ro de Portsmouth para o Oeste de França e para Espanha”.

Ben Harraway indicou que Antuérpia oferece ligações multimodais e que os contentores podem, a partir da cidade belga, ser transportados por comboio, estrada ou rio. “A localização é óptima”, referiu,

Brexit ready

Harraway sublinou que o novo serviço proposto é, além disso, uma resposta a eventuais preocupações com uma saída desordenada do Reino Unido da União Europeia.

“O serviço será Brexit ready. A nossa equipa aduaneira é altamente experiente, com anos lidando com documentação para destinos fora da UE. Por exemplo, metade de todas as bananas com destino ao Reino Unido chega via Portsmouth, provenientes de África, América do Sul e Caraíbas”, referiu, acrescentando que a Portico é um Operador Económico Autorizado pelas autoridades britânicas.

Comments are closed.