Segunda-feira, Março 1, 2021
  • Login
Transportes & Negócios
Advertisement
  • T&N
  • NOTÍCIAS
    • Todos
    • Aéreo
    • Cruzeiros
    • Economia e Mercados
    • Ferroviário
    • Infra-estruturas
    • Iniciativas
    • Inovação
    • Marítimo
    • Mobilidade
    • Pessoas
    • Rodoviário
    • Shortsea
    • Veículos Comerciais
    Yilport investe 122 milhões em Alcântara

    AGEPOR aplaude avanços em Alcântara

    Granéis mantêm Leixões no vermelho no final de Maio

    Ferro de Moncorvo a caminho de Leixões

    PRF cria posto móvel de abastecimento de GNL

    PRF cria posto móvel de abastecimento de GNL

    MSC e Medway ligam Sevilha a Sines

    Medway com break-even ou até lucros em 2020

  • Opinião
    Pedro Galveia

    Oceano nada Pacífico – contentores voadores

    2021 e o Desafio do Espaço Ferroviário Único Europeu – back on track

    2021 e o Desafio do Espaço Ferroviário Único Europeu – back on track

    Transtejo – A gestão do desprezo

    O Mercado é uma coisa maravilhosa!

    ESPECIAL ELEIÇÕES: O que espera da próxima Legislatura?

    A Comissão Europeia e a questão da bitola ferroviária

    O que é um Porto?

    Atitude proativa ambiental dos portos

    O regime excepcional dos slots

    As consequências do Brexit para o transporte aéreo de passageiros

  • INICIATIVAS
    • PORTO MARITIME WEEK
    • PRÉMIOS DE CARGA
    • SEMINÁRIO T&N TRANSPORTE RODOVIÁRIO
    • SEMINÁRIO T&N TRANSPORTE AÉREO
    • SEMINÁRIO T&N TRANSPORTE FERROVIÁRIO
  • NEWSLETTER
  • PORTUGAL LOGISTICS
  • ASSINAR T&N
  • CONTACTOS
Sem resultados
Ver todos os resultados
  • T&N
  • NOTÍCIAS
    • Todos
    • Aéreo
    • Cruzeiros
    • Economia e Mercados
    • Ferroviário
    • Infra-estruturas
    • Iniciativas
    • Inovação
    • Marítimo
    • Mobilidade
    • Pessoas
    • Rodoviário
    • Shortsea
    • Veículos Comerciais
    Yilport investe 122 milhões em Alcântara

    AGEPOR aplaude avanços em Alcântara

    Granéis mantêm Leixões no vermelho no final de Maio

    Ferro de Moncorvo a caminho de Leixões

    PRF cria posto móvel de abastecimento de GNL

    PRF cria posto móvel de abastecimento de GNL

    MSC e Medway ligam Sevilha a Sines

    Medway com break-even ou até lucros em 2020

  • Opinião
    Pedro Galveia

    Oceano nada Pacífico – contentores voadores

    2021 e o Desafio do Espaço Ferroviário Único Europeu – back on track

    2021 e o Desafio do Espaço Ferroviário Único Europeu – back on track

    Transtejo – A gestão do desprezo

    O Mercado é uma coisa maravilhosa!

    ESPECIAL ELEIÇÕES: O que espera da próxima Legislatura?

    A Comissão Europeia e a questão da bitola ferroviária

    O que é um Porto?

    Atitude proativa ambiental dos portos

    O regime excepcional dos slots

    As consequências do Brexit para o transporte aéreo de passageiros

  • INICIATIVAS
    • PORTO MARITIME WEEK
    • PRÉMIOS DE CARGA
    • SEMINÁRIO T&N TRANSPORTE RODOVIÁRIO
    • SEMINÁRIO T&N TRANSPORTE AÉREO
    • SEMINÁRIO T&N TRANSPORTE FERROVIÁRIO
  • NEWSLETTER
  • PORTUGAL LOGISTICS
  • ASSINAR T&N
  • CONTACTOS
Sem resultados
Ver todos os resultados
Transportes & Negócios
Sem resultados
Ver todos os resultados

Portugal atrasado na publicação do ADR 2015

por T&N
14/05/2015
em Notícias, Rodoviário
0
Partilhar no FacebookPartilhar no TwitterPartilhar no LinkedinPartilhar no Whatsapp
A pouco mais de um mês do fim do período de transição, ainda não foi publicado o decreto-lei que “traduz” para português as normas do ADR 2015 aplicáveis ao transporte rodoviário de mercadorias perigosas.

João Cezilia

As regras ADR, emanadas da UNECE (organismo das Nações Unidas), visam essencialmente o transporte internacional rodoviário. Mas no caso da União Europeia há uma Directiva que impõe a sua aplicação também nas operações nacionais de transporte rodoviário de mercadorias perigosas. E é aí que se coloca a questão do atraso na “tradução” da legislação, avisa João Cezília ao TRANSPORTES & NEGÓCIOS.

“A aplicação das regras ADR no transporte internacional é automática, mesmo sem transposição para a legislação nacional. Mas no caso do transporte nacional, impõe-se a transposição”, explica.

Portugal, como os demais estados-membros, tem até ao final do mês de Junho para fazer a transposição da legislação, que entrará em vigor em 1 de Julho. “Quanto mais tarde for publicado o decreto-lei, menos tempo terão os transportadores para se adaptarem”, alerta João Cezília. E não seria a primeira vez que as autoridades seriam lestas a punir o incumprimento da legislação acabada de publicar.

João Cezília falou ao TRANSPORTES & NEGÓCIOS no Porto, à margem de uma sessão de apresentação da edição portuguesa dos ADR 2015, publicada pela Tutorial, consultora que dirige. Caso para dizer que, na prática, a editora se antecipou ao Estado e que será através da obra agora lançada que os transportadores nacionais tomarão o primeiro contacto com a legislação que terão de cumprir.

E como estamos de segurança no transporte rodoviário de mercadorias em Portugal? “Evoluiu-se muito nas preocupações com a segurança”, reconhece João Cezília. Resultado da divulgação das regras, das acções de fiscalização “e do trabalho dos conselheiros de segurança”.

Diferente, diz, é a situação que se vive ainda no domínio do transporte marítimo. Portugal obrigou-se a cumprir as regras da Convenção Solas e da Marpol mas, “na prática, ainda há muito caminho a fazer no que respeita ao transporte marítimo de mercadorias perigosas. Desde logo, porque não existe um regime contra-ordenacional que torne eficazes as acções de fiscalização”.

Também aqui a Tutorial está a desenvolver um intenso trabalho de formação e informação, em parceria com a Agepor e com a Apat. Para Novembro anuncia-se a edição portuguesa do Código IMDG.

 

 

Tags: ADRmercadorias perigosasTutorial

Notícias Relacionadas

ANTRAM rejeita greve dos motoristas das matérias perigosas
Ferroviário

Mercadorias perigosas têm novas regras

29 de Abril, 2020
ANTRAM rejeita greve dos motoristas das matérias perigosas
Ferroviário

ADR: Portugal demorou a aceitar derrogações

30 de Março, 2020
ANTRAM rejeita greve dos motoristas das matérias perigosas
Ferroviário

ADR: Portugal demorou a aceitar derrogações

30 de Março, 2020
A seguir
Adfersit quer novo dono da TAP a “manter e expandir” hub de Lisboa

Governo invoca interesse público na venda da TAP

Deixe uma resposta Cancelar resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

 

       

+ Recentes

Yilport investe 122 milhões em Alcântara

AGEPOR aplaude avanços em Alcântara

26 de Fevereiro, 2021
Granéis mantêm Leixões no vermelho no final de Maio

Ferro de Moncorvo a caminho de Leixões

26 de Fevereiro, 2021
PRF cria posto móvel de abastecimento de GNL

PRF cria posto móvel de abastecimento de GNL

26 de Fevereiro, 2021
MSC e Medway ligam Sevilha a Sines

Medway com break-even ou até lucros em 2020

26 de Fevereiro, 2021
Transportes & Negócios

Apartado 30
4585-592 Recarei
fernando.goncalves@transportesenegocios.pt

+ SECÇÕES

Logística
Infra-Estruturas
Shortsea
Combinado

SOBRE

Quem somos
Contactos
Estatuto Editorial
Ficha Técnica
Política de Privacidade
Termos e Condições

© 2020 Transportes & Negócios - Todos os direitos reservados

Sem resultados
Ver todos os resultados
  • T&N
  • NOTÍCIAS
  • Opinião
  • INICIATIVAS
    • PORTO MARITIME WEEK
    • PRÉMIOS DE CARGA
    • SEMINÁRIO T&N TRANSPORTE RODOVIÁRIO
    • SEMINÁRIO T&N TRANSPORTE AÉREO
    • SEMINÁRIO T&N TRANSPORTE FERROVIÁRIO
  • NEWSLETTER
  • PORTUGAL LOGISTICS
  • ASSINAR T&N
  • CONTACTOS

© 2020 Transportes & Negócios | Todos os direitos reservados

Bem vindo de volta!

Login na sua conta abaixo

Esqueceu a Password?

Criar nova conta!

Preencha os formulários abaixo para se cadastrar

Todos os campos são obrigatórios. Log In

Recupere a sua senha

Por favor introduza o seu nome de usuário ou endereço de email para redefinir a sua senha.

Log In

Adicionar Nova Playlist