O governo português apresentou em Bruxelas uma lista de 37 projectos de investimento nas redes de transportes passíveis de serem apoiados no âmbito do “Plano Juncker”.
Juntos, os 37 projectos representam um investimento estimado de 10,5 mil milhões de euros. Mas apenas cerca de metade estão calendarizados para o período de vigência do plano de apoio ao investimento apresentado pelo presidente da Comissão Europeia (2015-2017).
Lisboa fez questão de salientar que a lista apresentada poderá ainda sofrer alterações. A informação sobre os projectos candidatados é praticamente nula. Apenas se sabe (?) que o maior (quatro mil milhões de euros, ou 1,2 mil milhões entre 2015 e 2017) tem implicações nos transportes e logística, previsivelmente relacionado com o corredor Atlântico.
No total, Portugal apresentou em Bruxelas 113 projectos de investimento, num valor global estimado em 30,5 mil milhões de euros (16 mil milhões para o período 2015-2017), para as áreas dos transportes, energia, ambiente, economia digital e infra-estruturas sociais.
O “Plano Juncker” propõe-se mobilizar 315 mil milhões de euros de fundos públicos e privados para acelerar a concretização de projectos das redes transeuropeias.
Os estados-membros foram convidados a apresentar propostas e o primeiro resultado foi um total de cerca de 2 000 projectos, com um investimento agregado de 1 300 mil milhões de euros.
Os projectos serão selecionados em competição aberta entre si, sem quotas nacionais, privilegiando-se os investimentos de mais rápida concretização.