Portugal e Espanha ponderam apresentar em Bruxelas uma candidatura conjunta para o desenvolvimento da Janela Única Logística (JUL). O tema foi abordado na reunião que juntou, em Sines, os presidentes da APP e da Puertos del Estado, tendo como anfitrião o presidente da APS.
No encontro entre Vítor Caldeirinha e José Llorca Ortega, foram analisados os vários projectos que Portugal e Espanha se propõem apresentar conjuntamente em Bruxelas, no âmbito da primeira chamada de candidaturas ao programa CEF (“Ligar a Europa”), tentando potenciar o factor transfronteiriço.
A JUL, um desenvolvimento da Janela Única Portuária que permite articular todos os operadores da cadeia logística ligada ao transporte marítimo (ferrovia, rodovia e terminais de segunda linha), foi o principal tema abordado.
Segundo Vítor Caldeirinha, presidente da APP, a proposta portuguesa envolve os sete portos nacionais, 16 investidores, entre os quais a CP Carga e a Refer, e 16 parceiros que apoiam a candidatura.
Com um orçamento de seis milhões de euros e dois anos e meio de prazo de execução, na parte portuguesa, a implementação da JUL permitirá reduzir os tempos administrativos, aumentando a competitividade das cadeias de transporte, explicou o dirigente da APP.
A JUL já está em operação a partir do porto de Sines e envolvendo o Terminal XXI, a MSC, a CP Carga e os terminais ferroviários da Bobadela e da MSC Entroncamento.
Portugal e Espanha estão também a colaborar em candidaturas para o desenvolvimento de infra-estruturas de abastecimento de combustíveis alternativos para os navios, sobretudo o gás natural liquefeito (GNL).
“Estamos convencidos, bem como os operadores logísticos do gás, de que a utilização do gás no transporte marítimo vai ser essencial nos próximos anos”, sustentou José Llorca Ortega.
O “ecobono”, um projecto que visa criar subsídios dirigidos aos transportadores para favorecer o transporte marítimo de curta distância, foi outro dos temas que ocuparam os responsáveis.
Ambas as partes afirmaram ainda o “interesse” em que se “complete a ligação [ferroviária] entre Portugal e Espanha”.
“Acreditamos em sinergias positivas entre a ferrovia e os portos”, disse o presidente da Puertos del Estado, acrescentando que, para “potenciar” a posição geoestratégica dos dois países, estes devem “ser interoperáveis com a Europa”, uma questão que têm de “enfrentar definitivamente”.
De acordo com o presidente da holding portuária espanhola, apesar de estarem “em concorrência”, pode ser “benéfico” para os portos de Portugal e de Espanha terem “uma marca conjunta que venda” a sua “posição central em relação ao transporte marítimo internacional”.
“Pode-se dizer que a Península é o centro do mundo no que diz respeito ao transporte marítimo, pelo que as possibilidades de captação de tráfego nos nossos portos são importantes”, defendeu o dirigente da Puertos del Estado, em declarações aos jornalistas no final do encontro.
* Com Lusa