Espanha, Portugal, França e a Comissão Europeia reuniram-se ontem em Madrid para discutirem a melhoria das ligações ferroviárias entre a Península Ibérica e França.

De acordo com o comunicado do Ministério do Fomento espanhol, citado pela “Efe”, a reunião centrou-se em dar “especial atenção” às ligações internacionais e ao debate sobre as previsões de investimento em infra-estruturas em cada país, nos próximos anos.

Portugal explicou as suas prioridades em matéria ferroviária, com especial atenção às ligações com a Espanha, e destacou o “aumento positivo” do tráfego ferroviário de mercadorias entre os dois países nos últimos anos, com a
esperança de que se possa estender no futuro a França e ao norte da Europa.

Do lado espanhol, foi destacada a aposta no desenvolvimento da Rede Transeuropeia de Transportes e reiterada a “necessidade” de cumprir os prazos estabelecidos pela regulamentação comunitária, bem como os investimentos
realizados, em curso e planeados.

Os representantes franceses “assumiram o compromisso” de identificar acções para melhorar as ligações ferroviárias com a Espanha e, em particular, “aumentar” a fluidez do tráfego internacional de carga por ferrovia para, ou a partir da Península Ibérica.

França e a Espanha concordaram em realizar uma “reunião técnica” em Setembro e desenvolver um “roteiro comum” com as acções a serem desenvolvidas, para as quais as possibilidades de solicitar ajuda europeia serão avaliadas em conjunto, refere o comunicado.

Já a Comissão Europeia congratulou-se com a criação deste grupo, que está “totalmente alinhado” com as propostas comunitárias.

Os participantes foram convocados para uma próxima reunião das equipas técnicas deste grupo quadripartido, no último trimestre do ano, em Badajoz, onde serão partilhados os progressos realizados.

 

Tags:

Comments are closed.