A União Europeia, através do CEF Transportes, vai co-financiar com 6,2 mil milhões de euros 107 projectos de investimento na RTE-T. Portugal fica de fora.
Os projectos foram seleccionados no âmbito de mais uma chamada para apresentação de candidaturas ao CEF Transportes, que terminou em 18 de Janeiro passado e que recolheu 353 propostas, que reclamavam apoios de 16,33 mil milhões de euros.
Os investimentos escolhidos incidem em ligações ferroviárias fronteiriças, em portos marítimos e vias de navegação interior e em sistemas de gestão de tráfego.
Portugal não teve nenhum projecto aprovado, participando apenas em alguns investimentos comuns a vários estados-membros, essencialmente no domínio da digitalização.
Aqui ao lado, Espanha viu sete projectos serem aprovados, com um co-financiamento comunitário de cerca de 90 milhões de euros, com especial incidência na ferrovia (linha de Alta Velocidade no País Basco, implantação da bitola UIC no Corredor Mediterrâneo entre Castellón e Vandellós, ligação entre Saragoça e Pau, aumento da capacidade do Terminal Marítimo de Saragoça).
Um parque seguro para camiões na região de Murcia, a electrificação de terminais no porto de Algeciras e um centro virtual de controlo aéreo são outros projectos de “nuestros hermanos” apoiados por Bruxelas.
Entretanto, continuam abertas as chamadas para apresentação de candidaturas no âmbito da Mobilidade Militar e das Infra-estruturas para combustíveis alternativos, com fechos anunciados para 21 de Setembro e 7 de Novembro, respectivamente.
Espanha: “quem tem unhas é que toca violão”.
Portugal (governantes pequeninos, alegadamente) : vêem os milhões passarem por cima das suas cabecinhas mas só se baixam para “apanhar os tostões”…
Estarei equivocado?