Pelo menos no arranque, e tanto quanto é possível saber, a oferta de serviços da Seago Line, a nova companhia da Maersk especializada no short sea europeu, não contemplará os portos nacionais.
O arranque das operações da Seago Line, inicialmente previsto para Abril, ainda não tem data marcada mas notícias vindas hoje a público apontam para que, de início, a oferta se resuma a cinco serviços. E nenhum deles tocará os portos nacionais.
O Scanmed, tal como o nome o deixa perceber, ligará a Escandinávia e o Norte da Europa ao Mediterrâneo (Grécia e Turquia), escalando Gotemburgo, Aarhus, Bremerhaven, Antuérpia, Gioia Tauro, Pireus, Ambarli, Izmit Korfezi, Gemlik e Valência.
O Alex ligará o Adriático a Israel e ao Egipto, com ligação à Grécia e a Chipre: Koper, Trieste, Ravenna, Pireus, Limassol, Alexandria e Ashdod.
A KNSM ligará o Norte da Europa a Marrocos, escalando Casablanca, Antuérpia, Bremerhaven, Helsingborg, Bremerhaven, Roterdão e Agadir.
O Eurolev servirá o Norte da Europa, Espanha e Marrocos, com extensão ao Mediterrâneo Oriental: Bremerhaven, Felixtowe, Antuérpia, Le Havre, Algeciras, Alexandria, Port Said, Beirute, Mersin e Tanger.
Finalmente, o Euromed ligará o Norte da Europa ao Egipto e a Israe, tocando os portos de Bremerhaven, Roterdão, Felixtowe, Alexandria, Port Said, Ashdod e Haifa.
A Seago Line assumirá as operações de short sea europeu da Maersk Line e da Safmarine, operando também como feeder para as ligações deepsea dos armadores do grupo AP Moller-Maersk.