A Fruit Logistica, feira dedicada às frutas e legumes, que começa hoje, em Berlim, conta com a presença de 37 entidades nacionais, numa organização da Portugal Fresh.

Pela nona vez consecutiva, Portugal conta com uma participação conjunta no evento que decorre na capital alemã até sexta-feira, sendo esperadas 78 mil pessoas de 130 países.

De acordo com a Portugal Fresh, associação para a promoção de frutas, legumes e flores de Portugal, esta participação coincide com “um momento histórico para o sector”, que está perto de atingir 3 000 milhões de euros de volume de negócios, com as exportações a valerem 50% desse montante.

De acordo com os dados do Instituto Nacional de Estatística (INE), as exportações de frutas, legumes e flores portuguesas atingiram, entre Janeiro e Novembro de 2018, 1 372 milhões de euros, o equivalente a uma subida homóloga de 1%.

“Este crescimento é prova da grande competência e persistência das empresas nacionais face às inúmeras adversidades registadas durante o difícil ano agrícola de 2018. Conseguir o feito de chegar aos 1 500 milhões de euros nesta altura é algo que nos enche de orgulho”, comentou, em comunicado, o presidente da Portugal Fresh, Gonçalo Santos Andrade.

Entre Janeiro e Novembro, as vendas para a Alemanha avançaram 1,3%, face ao mesmo período de 2017, fixando-se em 89,4 milhões de euros.

Com a presença no Fruit Logistica, Portugal pretende estreitar os laços com o mercado alemão, com os parceiros regulares e com os compradores de países como a China, a Índia e a Indonésia.

“Estarão presentes compradores de cinco continentes. Os nossos parceiros tradicionais, como Espanha, França, Reino Unido, Holanda, Alemanha e Brasil, também vão investir muito tempo no nosso stand, degustando produtos e reunindo com as empresas exportadoras”, afirmou Gonçalo Santos Andrade.

Espanha, França, Reino Unido, Holanda e Alemanha constituem o top 5 dos maiores mercados de destino nacionais, representando, em conjunto, 67% do total das exportações do sector.

Entre os 37 participantes nacionais, encontram-se 22 empresas, como a Campotec, a Vale da Rosa, a Vitacress e a Kiwicoop. Além destas, estão presentes no stand português nove parceiros, como o Portuguese Agrofood Cluster, bem como seis associações, onde se incluem a Refcast (castanha) e a Federação Nacional das Organizações de Produtores de Frutas e Hortícolas.

A Portugal Fresh conta 85 associadas que representam 25% do valor do sector das frutas, legumes e flores.

Comments are closed.