No ano passado, a Mercadona investiu 276 milhões de euros nas suas instalações logísticas na Península Ibérica. Portugal recebeu a parte de leão.
A construção do bloco logístico da Mercadona em Almeirim absorveu um investimento de 155 milhões de euros, de acordo com os dados apresentados pela empresa de distribuição espanhola.
A primeira pedra do empreendimento português foi oficialmente lançada em Fevereiro do ano passado, 255 milhões de euros foi então o valor anunciado do investimento na segunda plataforma logística da empresa em Portugal (a primeiro situa-se a Norte, na Póvoa de Varzim). A Mercadona fala numa plataforma de 440 mil metros quadrados.
A actual rede ibérica compreende 1,4 milhões de metros quadrados, distribuídos por 17 blocos logísticos.
A estas instalações acrescem seis “colmeias”, como são designadas as plataformas exclusivamente focadas no negócio online. A sexta foi inaugurada no ano passado, na zona de Madrid. Desde 2016, quando entrou no online, a retalhista já investiu 150 milhões de euros no negócio.
De volta a Portugal, para este ano a empresa esperar abrir mais 11 lojas (a juntar às 49 que já detém) e inaugurar a plataforma de Almeirim em Julho. No ano passado, o mercado português representou 1,4 mil milhões de de receitas (num total ibérico de 35,5 mil milhões de euros) e pela primeira vez não deu prejuízo.