Portugal alcançou o 17.º lugar na lista das bandeiras de qualidade do Paris MoU. Subiu cinco lugares e atingiu a melhor classificação desde que ingressou na Lista Branca, em 2016.
O Comité do Paris MoU homologou ontem as listas de performance das Bandeiras de Registo de Navios relativas a 2024, tendo classificado 40 bandeiras na Lista Branca, 17 na Lista Cinzenta e 12 na Lista Negra.
O escalonamento é feito em função do número de inspecções e detenções feitas a navios de cada bandeira, nos últimos três anos, por autoridades de Port State Control aderentes ao Paris MoU.
Portugal surge na 17.ª posição, com 2 050 inspecções e apenas 54 detenções, o que representa uma taxa de detenção de apenas 2,6% (a mais baixa dos últimos anos e abaixo da média do Paris MoU, que é de 4,03%). Este é o melhor resultado da bandeira portuguesa, que entrou na Lista Branca em 2016, na 30.ª posição.
A Lista Branca do Paris MoU, em vigor até ao final de Junho do próximo ano, é liderada pela França, à frente da Dinamarca (liderou no ano passado) e da Noruega. Entre as bandeiras europeias, Portugal surge na 11.ª posição.