Portugal é o país da União Europeia mais dependente do mar para as suas trocas comerciais extra-comunitárias, de acordo com os dados do Eurostat hoje revelados, a propósito do Dia Mundial do Mar.
No ano passado, 81% das trocas de Portugal com países terceiros, em valor, viajou por mar. Nas importações essa preponderância chegou aos 83%, ficando-se pelos 79% no caso das exportações.
A média europeia, calculada pelo Eurostat, é de 50,5%, no conjunto das exportações e importações, atingindo os 48,1% nas primeiras e os 53% nas segundas, sempre em termos de valor e não de tonelagem.
Imediatamente atrás de Portugal situaram-se, neste ranking, Chipre (com uma taxa global de 80%), Grécia (77%), Espanha (74%), Malta (67%), Itália (61%) e Finlândia (60%).
Pelos portos europeus passaram, em 2014, cerca de quatro mil milhões de toneladas. Os dez maiores portos concentraram quase um terço daquele volume.
A importância do mar no comércio internacional da UE cresceu nos últimos dez anos cerca de três pontos percentuais (47% em 2006), sublinha o Eurostat.
A importância dos outros modos de transporte fica muito longe da do marítimo. O segundo modo mais importante no valor global das mercadorias movimentadas é o aéreo (com cerca de 25% de quota), seguido à distância pelo modo rodoviário. O modo ferroviário tem um peso residual.
O Dia Mundial do Mar assinala-se amanhã, quinta-feira, sob o lema “Transporte marítimo: indispensável para o mundo”.