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Portugal pode ser um hub de carga aérea

José Reis (DHL Express) em entrevista ao TRANSPORTES & NEGÓCIOS

por T&N
02/10/2024
em Aéreo
3
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José Reis (à direita na foto), na inauguração da ampliação da plataforma do aeroporto do Porto

Portugal tem potencial para se afirmar como um hub de carga aérea, assim sejam criadas as necessárias condições, defende José Reis, CEO da DHL Express Portugal, em declarações ao TRANSPORTES & NEGÓCIOS.

“Tanto o Porto quanto Lisboa têm potencial para se afirmar como importantes plataformas de tráfego internacional e intercontinental de carga aérea, devido à sua localização estratégica na Europa e relação de proximidade com a África e as Américas”, referiu o líder da DHL em Portugal.

“A colaboração entre empresas de logística, operadores aeroportuários e o Governo é crucial para alcançar esse objectivo, que exige investimentos contínuos nas infra-estruturas aeroportuárias”, acrescentou.

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Porém, as condições existentes nos dois aeroportos são significativamente díspares: “a Norte, no aeroporto Francisco Sá Carneiro, temos infra-estruturas com capacidade para acomodar o transporte de carga, e o transporte de passageiros. Em Lisboa, no aeroporto Humberto Delgado, não existe uma infra-estrutura equiparada, pelo que o manuseamento de carga é feito com limitações”.

A DHL inaugurou recentemente a ampliação das suas instalações no aeroporto do Porto. Um investimento de 25 milhões de euros, que permitiu triplicar a capacidade de processamento de encomendas. Quatro meses bastaram para licenciar o empreendimento junto da Câmara Municipal da Maia, com as obras a demorarem cerca de um ano.

Em Lisboa, a história é outra. “O projecto do aeroporto de Lisboa, com um investimento superior a 50 milhões de euros, está a ser trabalhado há vários anos pela DHL Express. Neste momento, estamos em reuniões com o município para aperfeiçoar o projecto inicial de forma a acomodar as expectativas e ajustes necessários, bem como os crescimentos de carga previstos para os próximos 20 anos”, referiu José Reis, sem avançar datas.

“A melhoria das condições do nosso gateway de Lisboa é uma das prioridades da DHL Express, para poder dar resposta às crescentes necessidades dos clientes a sul de Portugal, tanto dos clientes business-to-business, como dos clientes e-commerce”, reforçou.

Entretanto, o processo do novo aeroporto de Lisboa avança, e com ele a defesa da criação de uma “cidade logística”.

“A criação de uma “cidade logística” em torno de um novo aeroporto pode fazer sentido, na medida em que aportaria vantagens, nomeadamente a redução dos tempos de trânsito”, reconheceu José Reis. Mas avisou: “a implementação bem-sucedida deste conceito exige planeamento integrado e colaboração entre o Governo, operadores logísticos e restantes stakeholders. A experiência de outros grandes hubs logísticos internacionais pode servir como modelo para o desenvolvimento desse conceito em Portugal”.

O “novo” terminal de carga aérea da DHL Express no aeroporto do Porto tem 11 mil metros quadrados (numa área de implantação de 18 mil metros quadrados) e uma capacidade de processamento de 6 500 peças/hora à importação e 5 000 peças/hora à exportação. Emprega cerca de 200 pessoas.

A DHL Express reclama a liderança no serviço expresso internacional, servindo o mercado português com uma frota de 4-5 aviões, cerca de 200 veículos, 12 instalações e cerca de 700 trabalhadores.

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Comentários 3

  1. luís pereira says:
    9 meses atrás

    Em Lisboa a corrupção da ANA impede há já 20 anos a construção do novo HUB da DHL, bem ao contrario do Porto omde se fez bem e râpido !…

  2. luís pereira says:
    9 meses atrás

    Lisboa precisa de HUB para DHL e outro para a AMAZON urgentemente no NAL, em 10 anos !

  3. luís pereira says:
    6 meses atrás

    É vergonhoso comportamento dos sucessivos governos do PS que sempre defenderam a TAP contra os operadores privados, como DHL e AMAZON entre outros possíveis. Este monopólio público só prejudicou economia portuguesa em Lisboa. Governo AD tem que “abrir os olhos” para autorizar pelo menos 2 grandes HUB de carga aérea para competir com Barajas / Madrid, acordem !

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