No ano passado, construíram-se em Portugal 52 955 veículos comerciais, ligeiros e pesados, o que representou uma quebra de 16,7% face a 2019, anunciou a ACAP.
Entre Janeiro e Dezembro, os construtores automóveis instalados em Portugal produziram 49 855 comerciais ligeiros (-14,3% em termos homólogos), 3 039 pesados de mercadorias (-43.6%) e 61 pesados de passageiros (+281,3%).
Em Dezembro, a produção nacional de comerciais foi de 3 105 veículos (-31,9%), entre 2 864 ligeiros (-31,2%), 240 camiões (-39,2%) e um autocarro (igual).
Só a PSA da Mangualde produziu, ao longo de 2020, 45 378 comerciais ligeiros, 13,3% menos do que no exercício anterior.
Já da Mitsubishi do Tramagal saíram 6 051 veículos (-31,2%), dos quais 3 012 ligeiros e 3 039 pesados.
A Toyota Caetano, por seu turno, construiu apenas 2 393 comerciais ligeiros (-38,8%), enquanto a CaetanoBus fabricou 61 autocarros (+281,3%).
Note-se a produção de 134 veículos eléctricos, sendo 78 camiões Fuso e 56 autocarros eléctricos, e de cinco autocarros a hidrogénio.
A exportação foi o destino de 92,1% dos comerciais ligeiros e de 88,2% dos pesados “made in Portugal”.