Portugal decidiu proibir a utilização de scrubbers abertos pelos navios que demandam os portos nacionais. Em causa estão as descargas dos efluentes.
Portugal, como Espanha, França e Gibraltar acabam de engrossar o número de países europeus que proíbem a utilização de scrubbers abertos pelos navios que escalam os seus portos. Seguem, assim, o exemplo de outros países do Norte da Europa, casos Alemanha, países bálticos, Bélgica, Noruega ou Irlanda.
Os scrubbers são utilizados para reduzir as emissões poluentes resultantes da queima do combustível pelos navios. Ganharam um novo protagonismo com a entrada em vigor dos novos limites de enxofre impostos pela IMO, uma vez que permitem continuar a utilizar o combustível HFO, mais barato. Os scrubbers abertos descarregam directamente para o mar os efluentes resultantes da filtragem dos gases poluentes.
Com a proibição em vigor, os navios são obrigados a utilizar combustível com um menor teor de enxofre, ou a optar por sistemas fechados, nos quais as águas residuais dos scrubbers são armazenadas e descarregadas nos portos aptos a recebê-las.