Portugal vai propôr a criação de uma ECA (Área de Controlo de Emissões) na costa atlântica, no âmbito da descarbonização do transporte marítimo.
A intenção de promover uma ECA na costa atlântica é um dos compromissos assumidos por Portugal, no âmbito da Conferência das Nações Unidas sobre as Alterações Climáticas (COP27), a decorrer no Egipto. Ontem, foi anunciada a adesão à iniciativa internacional Green Shipping Challenge.
Actualmente, no espaço europeu há já duas ECA designadas pela IMO, no Mar Báltico e no Mar do Norte. E espera-se para Dezembro a aprovação da criação da uma terceira, abrangendo o Mediterrâneo. A ser assim, a costa portuguesa (e o Golfo da Biscaia) constituirá um hiato nas costas da União Europeia, no que à limitação das emissões poluentes dos navios (desde logo, enxofre), diz respeito.
A promoção da utilização de biocombustíveis nos rebocadores dos portos de Aveiro e Leixões (já em curso no primeiro e recentemente acordada no segundo, em ambos os casos envolvendo a Prio) é outro dos compromissos assumidos por Portugal no âmbito da descarbonização do shipping.
A produção de um ferry eléctrico para transporte público na ria de Aveiro integra também a lista. Sendo que a embarcação está já a ser construída nos estaleiros da Navaltagus.
Do mesmo modo, está já em curso a construção dos dez ferries eléctricos para as operações da Transtejo/Soflusa no Tejo.
A produção de uma embarcação a hidrogénio para navegar no rio Douro fecha a lista de compromissos ambientais que Portugal levou ao Egipto, na área do shipping.