Portugal subiu mais dois lugares na White List do Paris MoU de State Port Control, passando a ocupar a 22.ª posição entre os melhores 40 países.
Em comunicado, a DGRM sublinha a progressão do Estado de Bandeira português na avaliação do Paris MoU, que considerou 61 estados.
A classificação de cada Estado de Bandeira é baseada no número total de inspecções e detenções dos navios que arvoram a sua bandeira. De 2019 a 2021, Portugal foi alvo de 1 254 inspecções, tendo os navios de Bandeira Portuguesa sido alvo de 32 detenções.
Em função dos vários indicadores, os estados de bandeira são classificados na White List (40 países), Grey List (21)n e Black (sete).
A White List relativa a 2021 agora divulgada é liderada pela Dinamarca, seguindo-se-lhe a Holanda, Noruega, Bahamas e Japão.
A 22.ª posição de Portugal é a melhor de sempre e confirma a progressão realizada nos últimos anos: 30.º em 2017, 27.º em 2018, 26.º em 2019, 24.º em 2020.
A DGRM é o organismo que representa Portugal no Paris MoU de Port State Control, e, por outro lado, é a Direcção-Geral que detém um conjunto de Inspectores de Estado de Porto que cumprem esta obrigação nos portos nacionais, realizando as inspecções obrigatórias aos navios estrangeiros.
O Paris MoU de Port State Control monitoriza também a performance das RO – Organizações Reconhecidas (antigas classificadoras). De um total de 30 RO, 11 apresentam uma elevada classificação de performance, e dessas Portugal tem acordo de delegação de tarefas estatutárias celebrado com oito, refer ainda o comunicado da DGRM.